Museu da Imigração foi a tarefa 1 do Celpe-Bras 2016/2. Legendamos o vídeo para tirar dúvidas de vocabulário.
Logo depois da tarefa deixamos o texto com a transcrição, mas tente fazer a sua redação antes de ler.
E não se esqueça. Preste atenção no que for pedido a você.
Dedique uns minutos para ler a consigna e veja:
- emissor ou locutor – quem você é?
- interlocutor – para quem é dirigido o seu texto
- gênero textual – carta, e-mail, anúncio publicitário etc.
- finalidade do texto – vender, explicar, descrever, cumprimentar etc.
Muito importante também:
Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO.
Você receberá ao início da prova escrita o caderno de questões onde poderá fazer anotações e uma folha de rascunho. Mas o resultado final deverá ser feito no caderno de respostas, na folha correspondente a cada tarefa.
É muito importante administrar o tempo e o espaço que são dados para as tarefas, por isso é necessário praticar. A prova escrita é longa e o cansaço pode prejudicar você.
O vídeo original não está legendado. Você pode assisti-lo no acervo da UFRGS.
E não deixe de ler: Dicas para a prova escrita do Celpe-Bras
Você vai assistir duas vezes a um vídeo sobre o Museu da Imigração, podendo fazer anotações enquanto assiste.
Você é o responsável pelo site do Setor de Relações Internacionais de sua universidade. Depois de assistir à reportagem sobre o Museu da Imigração, decidiu publicar no site uma matéria para incentivar a visita dos alunos estrangeiros ao local. Em seu texto, apresente o museu e os espaços disponíveis para visitação. |
Transcrição do vídeo Museu da Imigração
Locutor – Olha que legal, fim de semana tá (está) aí, tem um programão pra família toda, é o Museu da Imigração, que tava (estava) fechado faz mais de dois anos pra uma reforma e vai reabrir amanhã. E agora tá (está) mais bonito, tudo tecnológico.
A nossa repórter Ananda Apple foi lá conferir e mostra pra gente em primeira mão.
Ananda Apple -Saiu o rosa salmão e entrou a cor original do prédio. Aqui era uma antiga hospedaria por onde passaram mais de dois milhões e meio de pessoas de 70 nacionalidades e o que ficou do passado revela a vida difícil de quem chegou praticamente só com a roupa do corpo.
Painéis de led mostram como foi a imigração no Brasil desde o deslocamento dos índios, passando pela colonização portuguesa e a vinda forçada dos escravos.
Há também imagens de hospedarias de outros países como Alemanha e Itália; ao tocar na tela você escolhe o que quer conhecer. Móveis e equipamentos usados na hospedaria do Brás, dão uma ideia de como era a enfermaria onde os imigrantes doentes eram tratados.
Em toda hospedaria tem um refeitório como o recriado nesse ambiente, esse barulhinho que se ouve de fundo, é gente conversando, batendo prato, talher, como durante um almoço e nas mesas da cantina a gente vê a projeção de fotos da rotina desse refeitório e da hospedaria.
E aqui também tem um grande gaveteiro: 500 gavetas desse e do outro lado em que a gente pode abrir algumas e descobrir réplicas de documentos, como essa carta da Itália que é de 1912 e assim a gente se sente como que descobrindo os segredos das famílias.
Marília Bonas – E a gente também aqui tem vários momentos da exposição, depoimentos das pessoas que ficaram aqui na hospedaria, nos 91 anos da história da hospedaria de imigrantes do Brás.
Ananda Apple –A nova exposição registra o cotidiano de quatro bairros paulistanos marcados pela imigração: Brás, Bom Retiro, Mooca e Santo Amaro, com o tempo haverá outros. Na saída, um grande painel em madeira tem gravado seis mil nomes estrangeiros que fizeram a riqueza dessa história. Certamente você vai achar um pouco da sua família ou de seus amigos por aqui.
Locutor -Que bacana, né gente? O Museu da Imigração fica na rua Visconde de Parnaíba 1316, na Mooca, vai funcionar de terça a sábado das 9:00 da manhã às 5:00 da tarde e aos domingos das 10:00 às 5:00. Em junho e julho, olha aí ó, a entrada é de graça.
Veja outras expressões como essa olha aí ó – Modismos do português
Vocabulário
legal – em ordem, sem problema, bom, compreensivo e também tudo o que está dentro da lei.
–O Museu da Imigração é legal para que os jovens conheçam suas raízes.
programa – atividades, programação.
programão – programa muito bom
–O passeio ao Museu da Imigração é um programão para fazer com a família.
O aumentativo em português pode ser usado no sentido de tamanho ou qualificando.
primeira mão – de maneira exclusiva, em primeiro lugar.
refeitório – Sala de refeições em empresas, escolas, quartéis etc. (dicionário Aulete)
-O refeitório da empresa inclui refeições vegetarianas.
cantina – pequena lanchonete instalada em escolas, empresas, clubes etc. Também se refere a um restaurante simples e rústico.
-A cantina da faculdade é pequena mas os lanches são gostosos e variados.
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com