Cães-Guia – Transcrição do áudio

Esta é a transcrição do áudio “Cães-Guia”, tarefa 2 do Celpe-Bras 2015/1.

A tarefa “Cães-Guia” é somente de áudio, sem imagens, então é bom acostumar o ouvido. Tente anotar tudo o que puder enquanto ouve. Quanto mais informações incluídas no material você puser na sua tarefa, melhor será o seu desempenho.

O vídeo com o áudio e a transcrição está no nosso canal You Tube 

O vídeo original está no acervo da UFRGS.

Ouça o áudio e depois tente fazer a tarefa

Cães-Guia

Você vai ouvir duas vezes uma matéria sobre Cães-Guia, podendo fazer anotações enquanto ouve.

A União dos Cegos no Brasil vai divulgar em seu site um Cadastro Nacional de Candidatos à utilização de Cães-Guia. Com base nas informações do áudio, escreva o texto a ser publicado no site, apresentando a iniciativa do governo brasileiro. Em seu texto, saliente a função dos cães-guia para os cegos ou pessoas com deficiências visuais graves e informe os procedimentos necessários para a inscrição no Cadastro.

Vamos à transcrição

Um cão-guia Kátia, é um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave e ajudá-las em tarefas dentro de casa, na rua, no trabalho por exemplo. Para isso Roberto, o cão deve ter a capacidade de discernir eventuais perigos como obstáculos suspensos, buracos, degraus, rampas, isso requer dos animais treinamento avançado.

E hoje foi lançado o cadastro nacional de candidatos à utilização de cães-guia. As inscrições para os interessados começam amanhã e quem for aprovado recebe de graça o cão.

Vamos saber mais sobre o que é esse cadastro com o jornalista Audiley Ribeiro que está aqui no estúdio com a gente na VOZ DO BRASIL.

-Boa noite Audiley.

-Boa noite Kátia, boa noite Roberto.

-Audiley, por que que o governo criou esse cadastro e qual é o objetivo dele?

-Kátia, a ideia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República é organizar a espera dos candidatos  a terem um cão-guia além de fazer com que todos que precisam também conheçam essa política pública. Vai funcionar assim, viu Kátia, a pessoa com deficiência visual vai se inscrever no cadastro, daí os centros de formação de treinadores e instrutores de cães-guia, vão acessar esse cadastro e começar o processo de seleção sempre que houver a disponibilidade de cães.

-E quem pode participar dessa seleção, Audiley?

-Roberto, o candidato deve comprovar a cegueira ou limitações de visão de acordo com a lei. É preciso ainda ter mais de dezoito anos. Também precisam ter condições físicas, psicológicas e financeiras para manter o cão-guia, como por exemplo pra pagar as vacinas e a alimentação do animal. Vale ressaltar, viu Roberto, que a lista no cadastro pode não seguir uma ordem, isso porque é preciso haver uma compatibilidade entre o cão e o cego.

-E onde os interessados podem se inscrever Audiley.

-Olha, a inscrição só é feita pela internet, Kátia. As informações e o link para o formulário de inscrição estão na página www.sdh.gov.br.

Vamos ao vocabulário?

cadastro – registro de dados

Você já se cadastrou para participar do torneio de vôlei?

de graça – gratuitamente

  • -Nossa, que legal o seu boné. Onde você comprou?
  • -Ganhei de graça na loja da esquina.

A Voz do Brasil – é um programa de rádio, transmitido diariamente com notícias relacionadas ao governo.

Vacina – imunização

  • -Você já vacinou o seu cachorrinho?
  • -Ainda não. Vamos ao veterinário na semana que vem.

Temos um material divertido para você praticar a compreensão oral: FEBRE DE LIQUIDAÇÃO

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.