Você se preocupa com o meio ambiente? Colabora de alguma maneira para preservá-lo?
A tarefa 3 do Celpe-Bras de outubro de 2024 foi BIOJOIAS. O que o nome sugere a você? Vemos a tarefa?
Você é um dos organizadores de uma Feira de Moda e, por meio da matéria, conheceu o projeto “Preciosidades da Amazônia”. Escreva um e-mail para a coordenação geral do evento, sugerindo que as artesãs do Projeto sejam convidadas a expor seus produtos na Feira. Em seu texto, apresente o Projeto e saliente sua relevância socioambiental. |
Mulheres utilizam produtos da natureza para confeccionar joias e garantir sustento da família
IMPORTANTE ⚠️
Antes de ler o texto e começar a tarefa, preste atenção ao enunciado. O que pedem a você?
- emissor ou locutor – (você) um dos organizadores de uma Feira de Moda
- interlocutor – coordenação geral do evento
- gênero textual – e-mail
- finalidade do texto – sugerir que as artesãs do Projeto sejam convidadas a expor seus produtos na Feira. Em seu texto, apresente o Projeto e saliente sua relevância socioambiental.
Uma tendência que chama a atenção do mundo fashion é a moda sustentável. As biojoias fazem parte de um universo que vem cada vez mais ganhando espaço no mercado. Com a crescente necessidade de conscientização ambiental, as marcas têm passado a investir em novas estratégias e lógicas de produção. As biojoias são produzidas com uma única proposta de serem acessórios que valorizam a natureza e que preservam o meio ambiente e as comunidades locais em que são produzidas. As peças costumam ser exclusivas e bastante duráveis.
Visando garantir a valorização do trabalho desenvolvido por artesãs da cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, o projeto batizado como “Preciosidades da Amazônia” também tem como objetivo ganhar o mundo por meio de peças que utilizam a matéria-prima vinda direto da natureza e, nas mãos das artesãs, ganha forma e cor e se transforma em acessórios ricos em sustentabilidade.
As peças são produzidas com folhas, sementes, capim dourado e pedras naturais. As sementes passam por um processo de eliminação de fungos e parasitas. Todo material está logo ali pertinho das artesãs, que realizam o trabalho de formiguinha em busca das sementes, desde a mais simples, como a do açaí, até as mais raras. Esse é um trabalho realizado sempre preservando e respeitando o ecossistema. Os produtos são separados e preparados para receber todo o tratamento antes de serem transformados em joias.
Além de acessórios confeccionados de sementes e caroços extraídos da natureza, as peças produzidas trazem consigo histórias e experiências de vida, já que são confeccionadas por mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. O Projeto visa resgatar a autoestima de mulheres vítimas de violência doméstica e oportunizar a elas independência financeira, abrindo-lhes novos horizontes.
O Projeto já beneficiou cerca de 120 mulheres de Parauapebas, com cursos de biojoias que incentivam o empreendedorismo feminino. A artesã Sandra Brasil reforça a importância do resgate da autoestima das alunas com a valorização do conhecimento e incentivo para os negócios. Só no quiosque “Preciosidades da Amazônia”, estão expostos os trabalhos confeccionados por cerca de 10 artesãs que, após participarem do curso, colocaram em prática o que aprenderam e, hoje, são beneficiadas financeiramente com a venda das peças.
Disponível em: https://www.oliberal.com/para/mulheres-utilizamprodutos-da-natureza-paraconfeccionar-joias-e-garantir-sustento-da-familia-1.651356 (adaptado).
🔆 ________________ 🔆
O gênero pedido para esta tarefa é e-mail
Como fazer um e-mail para a prova escrita?
O e-mail é a versão digital das antigas cartas que eram enviadas pelo correio. Em todas as edições das provas escritas do Celpe-Bras pede-se um e-mail. Isso é bom, já que todos estão familiarizados com este gênero textual.
O que é um gênero textual? É a forma que você dará à sua mensagem.
Veja um exemplo de e-mail 👉 Wattpad
Você presou esta prova? Se saiu bem?
Ainda vai prestar? Então, tomara que o artigo ajude. E BOA SORTE! 🍀🍀🍀
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com