Só a teoria é suficiente para a aprendizagem? Veja novos métodos de ensino.
Aulas práticas foi a tarefa 1 da prova substituta do Celpe-Bras para os postos aplicadores de Granada, na edição de outubro de 2024.
Veja a tarefa e depois, nossos comentários.
Você vai assistir duas vezes ao vídeo, podendo fazer anotações enquanto assiste.
Você é diretor da escola onde está sendo implementada a metodologia de ensino apresentada no vídeo. Convencido de seus benefícios, escreva uma carta para a Secretaria de Ensino do seu estado, propondo a ampliação do projeto para outras escolas. Justifique sua proposta mencionando as características e as vantagens do projeto para os estudantes. |
IMPORTANTE ⚠️
Antes de assistir ao vídeo e começar a tarefa, preste atenção ao enunciado. O que pedem a você?
- emissor ou locutor – (você) diretor da escola onde está sendo implementada a metodologia de ensino apresentada no vídeo
- interlocutor – Secretaria de Ensino
- gênero textual – carta
- finalidade do texto – propor a ampliação do projeto para outras escolas, justificando sua proposta através da menção das características e vantagens do projeto para os estudantes.
O vídeo original e o legendado estão no nosso canal You Tube
Ficou com dúvidas de vocabulário? Então, vamos à transcrição do vídeo Aulas práticas.
L1 – locutora 1
L2 – Locutor 2
MM – Maria Manso (Repórter)
RL – Roseli Lopes
A – Aluna
JA – José Aparecido
CS – Carolina Santiago (aluna)
LF – Lia Flávia
L1- Aprender conteúdos escolares na prática não é novidade na educação, mas uma nova metodologia está mudando o jeito de ensinar crianças e adolescentes
L2- É o Steam, uma sigla em inglês que contém as palavras ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes. O método ajuda os estudantes a entenderem melhor cada disciplina e interligá-las com a vida real.
MM- Garrafas pet, palitos de sorvete, cola, detergente, uma banana, uma batata. Eis a matéria prima de um novo método de ensino que junta as ciências exatas e humanas. A ideia é estimular o aluno a querer descobrir coisas e ir em busca das próprias respostas.
RL- Perceber que se eu souber trabalhar com ciência, com tecnologia, com engenharia, matemática e principalmente essas coisas integradas, eu vou conseguir fazer parte do mundo. Porque se eu não trabalhar com a teoria e a prática ao mesmo tempo, eu não vou aprender de verdade.
MM- Nesta escola estadual de Santo André, na grande São Paulo, o ensino médio é integral e boa parte do tempo os alunos gastam fazendo projetos como o destes foguetes.
A- Ele sobe com a força do ar, então, com a pressão do ar, então, tipo, quando ele fizer muita pressão aqui dentro e a garrafa começar a inchar, quando ele soltar, ela vai subir com a pressão do ar que tá aqui dentro.
JA- Quando eles chegam aqui e trazem o que eles aprenderam na sala de aula pro laboratório e veem funcionando, eles começam a sentir muito mais fácil que o conhecimento foi adquirido.
MM- Para muitos alunos, o novo jeito de aprender faz diferença nas notas e na vida.
CS- Eu consegui entender coisas que eu na outra escola eu não entendia muito, muito, muito bem, porque lá não tinha prática. Mas aqui, como tem, eu consigo aumentar mais o conhecimento dessas partes.
MM- Mas pra que toda essa mudança aconteça, os professores precisam estar estimulados e preparados, porque ainda são eles que conduzem os alunos nesse novo jeito de aprender.
LF- Não tem mais como ficar só na lousa e giz. A parte de laboratório marca e ela precisa tanto pra biologia quanto física, matemática precisa ter a prática.
_______________ 🔆 _______________
Não deixe de ler o artigo: Dicas para a prova escrita do Celpe-Bras
Nossos comentários
O locutor utiliza, no comecinho do vídeo, a sigla STEAM. Palavra difícil de entender. A sigla vem do inglês e as iniciais não coincidem com o vocabulário em português. Isso aumenta ainda mais a dificuldade para o participante da prova escrita.
Geralmente, quando temos um nome importante para a tarefa, mas difícil de entender ou de escrever, ele aparece no enunciado.
O enunciado, na nossa opinião, deveria ter sido assim: Você é diretor da escola onde está sendo implementada a metodologia de ensino, STEAM, apresentada no vídeo…
E se você não estiver relacionado com a área de pedagogia, com certeza nuca ouviu falar em STEAM.
É muito interessante e vale a pena que todos saibamos do que se trata, para nós, para nossos filhos e netos. Mas no dia da prova a sigla complica, estressa e aumenta a tensão do participante.
Mas o que é STEAM? Este blog explica
Outro material relacionado à educação: Professores do Brasil
Praticar com o material de provas anteriores sempre ajuda. Se tiver qualquer dúvida, escreva pra gente.
foneticando.portugues@gmail.com