Você cuida da sua alimentação? Sabe o que está comendo?
Alimentos integrais foi o tema da tarefa 1 do Celpe-Bras de 2023/2
Você vai assistir duas vezes ao vídeo, podendo fazer anotações enquanto assiste.
Você trabalha na Anvisa e ficou responsável por escrever o texto de divulgação da nova norma de regulamentação dos rótulos dos produtos integrais para ser publicado no site da agência. Em seu texto, explique o que pode ser considerado integral e como essa norma pode auxiliar o consumidor na escolha e na comparação dos produtos. |
Logo depois da tarefa, deixamos o texto com a transcrição. Mas só leia e assista ao vídeo legendado depois de fazer a tarefa para praticar. Lembre que o vídeo da prova NÃO É LEGENDADO.
Se tiver dúvidas de vocabulário você pode assistir ao vídeo legendado no nosso canal You Tube
O vídeo original está no site da UFRGS
Muito importante: Preste muita atenção ao ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?
- A temática do vídeo é: alimentação
- Objetivo da tarefa: divulgar a nova norma de regulamentação dos rótulos dos produtos integrais
- Emissor da mensagem (você):funcionário da Anvisa
- Interlocutor: consumidores de alimentos
- Gênero textual: artigo
- Suporte (onde será publicado) – site da agência
Não deixe de ler: Gêneros textuais das provas do Celpe-Bras
Vamos à transcrição do vídeo “Alimentos integrais”
(locutora) Já está valendo a nova regra da Anvisa que define que para ter o nome “integral”, pães, biscoitos e torradas precisam conter no mínimo 30% de ingredientes desse tipo.
(Carla Fagundes/repórter) Patrícia não brinca quando o assunto é alimentação. Em 2015, ela fez uma cirurgia bariátrica, e hoje, lê todos os rótulos para ter a certeza que leva pra casa produtos saudáveis.
(Patrícia Melo) –O bariátrico, ele pode comer de tudo, desde que seja uma comida saudável e com qualidade, portanto então a partir daí, eu comecei a buscar alimentos mais naturais, verificar o rótulo dos alimentos, ver a composição pra ver se aquilo que tinha na composição do alimento me faria mal ou não.
(Carla Fagundes) Fernanda é policial, profissão que exige mente e corpo saudáveis. Para ela, as novas regras vêm facilitar a vida do consumidor.
(Fernanda Neres) –Às vezes, eles falam que são integrais e aí quando você olha no rótulo atrás, eles usam outro tipo de farinha que não é integral. Nem sempre o que tá na embalagem da frente condiz com o que tá atrás.
(Carla Fagundes/repórter) Arroz, aveia, centeio, milho e quinoa, cereais que tornam um alimento integral, e para uniformizar a fabricação e garantir uma qualidade do produto, a Anvisa especificou a porcentagem aceitável, além de exigir na composição, 30% de ingredientes naturais, a receita precisa ter uma quantia maior de componentes integrais do que refinados, caso contrário, o termo integral não poderá ser usado na embalagem.
Os fabricantes de pães e biscoitos integrais ganharam um ano de prazo para se adequar à resolução. Já o setor de massas alimentícias, por ter uma estrutura mais complexa, terá o dobro do tempo: 24 meses. Mas já é possível encontrar nas prateleiras, produtos com a nova composição, tanto no conteúdo, como no rótulo.
(Tiago Rauber) –Essa informação, ela vem auxiliar o consumidor a melhorar a qualidade da sua alimentação, bem como facilitar inclusive a comparação entre os diferentes produtos.
Vocabulário do vídeo “Alimentos integrais”
Anvisa – Agência nacional de vigilância sanitária
rótulo – Etiqueta com informações sobre o produto
cirurgia bariátrica – É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.
condiz – está de acordo, concorda, corresponde
refinado – processamento industrial que transforma a estrutura dos alimentos
embalagem – envoltório, recipiente para proteção
prateleiras – divisões de um armário ou estante
Até o próximo artigo 🌞
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com