O exame se aproxima e a gente vai ficando nervoso. Dá pra evitar? É difícil, mas podemos diminuir a tensão com algumas dicas antiestresse. Leia o artigo e veja se ajudam você.
Se quiser, assista ao vídeo no nosso canal do YouTube. É só clicar You Tube
Ficar nervoso no dia e na véspera de um exame é normal. Você sabe que vai ser avaliado e essa expectativa gera ansiedade.
Seu maior aliado é a confiança de ter estudado e de estar bem preparado. Vão algumas dicas para diminuir o estresse.
Dicas antiestresse para o dia anterior
Tente dormir bem na noite anterior. Uma caminhada e uma comida leve podem ajudar.
Nada de ficar pegando nos livros na véspera. Sempre parece que faltam coisas para estudar e com certeza vão faltar. Ninguém sabe TUDO. Ninguém.
Alimente-se bem nos dias anteriores à prova para estar bem física e mentalmente. O cérebro também precisa de comida para funcionar melhor.
Substitua os alimentos gordurosos (as deliciosas batatinhas fritas) por fontes saudáveis de energia, vitaminas e proteína, como cereais, frutas, legumes, carnes grelhadas e, principalmente, muitos líquidos. E é claro que o melhor de todos é a água.
Uma cervejinha, muito refri ou a caipirinha… melhor deixar para depois da prova.
E não abuse do café e das bebidas energéticas. Podem ser ótimos estimulantes, mas a tensão já vai deixar você bem acordado.
Dicas para o dia da prova
Tome um café da manhã reforçado. Você vai chegar bem cedo ao posto aplicador e só vai sair perto do meio-dia. Mas reforçado não significa pesado ou gorduroso, mas rico em proteínas, um pouco de gordura saudável, carboidratos e vitaminas de sucos ou frutas.
É claro que cada organismo reage melhor a certos alimentos. Então, alimente-se da maneira como está acostumado, mas tentando equilibrar a nutrição.
De acordo com o edital de abertura das inscrições do Celpe-Bras 2020 é permitido que o participante leve um lanche desde que seja vistoriado pelo aplicador.
Não deixe de ler: Material permitido
Então, para comer durante a prova, uma boa ideia é levar barras de cereais, frutas, frutos secos ou chocolate meio amargo. E água ou sucos para manter a hidratação. Além de acalmar a ansiedade, vão deixar seu cérebro alimentado e funcionando melhor.
Horário – dica importantíssima
Chegue bem antes do horário indicado. Não em cima da hora!
O INEP determina que o participante deve comparecer ao local designado para a realização do Exame com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas, tanto escrita como oral.
Os imprevistos podem acontecer e o fato de você chegar tarde vai deixá-lo muito mais nervoso.
Documentação
É obrigatória a apresentação de passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de realização do Exame. Prepare a documentação com antecedência e guarde-a em lugar seguro.
É recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dias de aplicação do Exame.
Estar informado antes para ficar mais tranquilo
A primeira folha do seu caderno de questões contém orientações para a prova. Você pode lê-las com antecipação no link: Cartilha do participante.
Desta maneira, será algo menos para se preocupar pois você já saberá o que contém. E isso também é uma maneira de estar mais tranquilo e evitar o estresse.
Tomara que as dicas ajudem você. E BOA SORTE! 🍀
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com