A Urna Eletrônica – Celpe-Bras 2018 – Artigo de opinião

 A Urna Eletrônica foi o vídeo da tarefa 1 do Celpe-Bras de 2018. Este ano houve uma única edição.

O gênero textual da sua tarefa, ou seja, a forma que você vai dar a ela, é o artigo de opinião. Até a edição de 2023/1 tivemos 11 tarefas com este gênero textual. Logo abaixo, damos uma orientação de como fazê-lo.

A transcrição do vídeo “A Urna Eletrônica” está logo depois da tarefa, mas leia somente após fazer a redação.

O vídeo original você pode encontrar no Acervo da UFRGS.

Você também pode assistir ao vídeo legendado (subtitulado) no nosso canal You Tube

Urna eletrônica tarefa 2018

Você vai assistir duas vezes ao vídeo, podendo fazer anotações enquanto assiste.

Um jornal de circulação nacional no Brasil está organizando um debate sobre a segurança do sistema eletrônico de votação. Como representante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), escreva um artigo defendendo a segurança da urna eletrônica.

O que o enunciado pede ?

  • emissor ou locutor – quem você é? representante do Tribunal Superior Eleitoral
  • interlocutor – para quem é dirigido o seu texto leitores do jornal
  • gênero textual artigo de opinião (…escreva um artigo defendendo…)
  • finalidade do texto defender a segurança da urna eletrônica

Características de um artigo de opinião

Introdução – um breve comentário sobre o material apresentado

Desenvolvimento – Interpretar o texto dando sua opinião e a argumentação.

Conclusão – um breve resumo do texto e de seu ponto de vista

Não precisa se despedir e nem dar sugestões, mas precisa assinar. E você poderia perguntar ao final, para um feedback com o leitor: –E qual é a sua opinião?

Se você escrever no nome de um jornal, ou revista, por exemplo, então colocará o nome da empresa.

A linguagem deve ser simples e objetiva. Nada de texto literário.

Formal ou informal? – depende do seu interlocutor. No caso, o público é adulto (com idade para votar) e variado: homens e mulheres de 16 a 70 anos ou mais. Convém usar uma linguagem formal, sem gírias ou expressões populares.

Se fosse uma Revista de rock para adolescentes, você usaria gírias e uma linguagem informal. O texto permitiria inadequações gramaticais próprias da linguagem coloquial.

Geralmente o texto será dissertativo/argumentativo – você vai contar os detalhes do tema que você vai desenvolver e depois, vai argumentar, ou seja, dar a sua opinião. Que pode ser em contra ou a favor.

Você deverá usar a persuasão. Deve convencer o leitor.

Texto da Transcrição da tarefa “A urna eletrônica” do Celpe-Bras de 2018

(locutor) – Em muitos países os computadores são cada vez mais utilizados no processo eleitoral.

(locutora) – Se você vota em um município com mais de 200 mil eleitores, a partir de 3 de outubro, você vai entrar na era da informática. A urna eletrônica entrou em cena em 1996, resultado do trabalho de um grupo criado exclusivamente para pensar nos mínimos detalhes, o equipamento de votação.

(Paulo Camarão) – “Chegou o momento em que se devia atingir o eleitor, ou seja, fazer com que o eleitor registrasse eletronicamente o seu voto, evitando qualquer fraude, qualquer substituição da sua vontade, e por consequência também a totalização mais rápida do resultado, evitando a contagem manual dos votos.”

Urna eletrônica - Eleições no Brasil

(locutor) – Urnas que não conferiam com o número de eleitores.

(locutora) – O TRE anulou as eleições de outubro de 94.

(locutor) – Depois da prisão de uma quadrilha que fraudava os votos.

(locutora) – A urna eletrônica veio com a missão de pôr fim às fraudes, mas também tornou o processo de votação e apuração mais simples e rápido. Quando a justiça eleitoral afirma que ela é segura e que ninguém consegue alterar o resultado de uma eleição, os testes comprovam. Até o dia da eleição a urna passa por muitas verificações. Os testes públicos de segurança são abertos, qualquer pessoa pode entrar e invadir o sistema, basta participar. Em 2016, o evento aconteceu em março; foram três dias intensos. Os especialistas em segurança quebraram a cabeça para colocar as estratégias em prática.

(Giuseppe Janino) – “Somos o único país do mundo que faz isso, abrir os seus sistemas informatizados para que os hackers venham tentar testar os dispositivos de segurança e apontar as fragilidades para que a gente possa fazer os devidos ajustes.

(locutor) – Outra vantagem é que por este sistema as fraudes se tornam praticamente impossíveis.

(locutora) – Foi a terceira edição do teste público de segurança, e mais uma vez, ninguém conseguiu alterar de fato o resultado de uma eleição. As fragilidades encontradas, só serviram para aperfeiçoar ainda mais o sistema.

(Giuseppe Janino) – “Além de abrir os programas, os códigos para analisar tudo o que for necessário, ainda nós desativamos todos os lacres físicos e até mesmo abrimos fisicamente a urna para que ele chegue àquele ponto da memória e possa atuar a partir do seu plano de ataque, ou seja, são condições bastante facilitadas digamos assim, diferentes da realidade para que o investigador tenha realmente profundidade no seu teste e objetividade.

(repórter Juliana Ribeiro) – A justiça eleitoral também investe em outros métodos de segurança, como por exemplo, a assinatura digital e a lacração de sistemas eleitorais integrantes de Partidos, OAB e Ministério Público, podem acompanhar tudo de perto.

(Rafael Azevedo) – “A gente usa a assinatura digital em praticamente tudo no sistema eleitoral brasileiro, não só na urna eletrônica como em todos os sistemas, é muito seguro

(público) -“Tá, mas como é que eu posso ter certeza de que um hacker não pode invadir a urna?”

(locutora) – Gente, a urna eletrônica não tem acesso à internet. Os hackers não conseguem invadir o sistema e nem alterar os votos registrados, porque ela não é ligada a nenhuma rede. Assim que o processo de votação começa, os mesários têm uma tarefa muito importante, emitir a zerésima, esse documento comprova que não há nenhum voto registrado na urna, nenhum mesmo. Os eleitores só podem começar a votar, depois que esse procedimento acontece.

Vocabulário

Mesário – fiscal de mesa eleitoral

OAB – Ordem dos advogados do Brasil

Aperfeiçoar – aprimorar, melhorar

TSE – Tribunal Superior Eleitoral

Zerésima – comprovante de zero votos na urna

Para praticar e não se esquecer, tente fazer os exercícios interativos. É só clicar FONETICANDO

O vocabulário é fundamental para um bom desempenho no exame.

Se vai prestar o exame, boa sorte. 🍀
Se já prestou, deixe seu comentário. De qualquer maneira, fique com a gente pra continuar praticando o português do Brasil.

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.