Turismo para a Terceira Idade – Tarefa 1 Celpe-Bras 2014/2

A tarefa 1 do Celpe-Bras edição 2014/2 é sobre Turismo para a Terceira Idade. A qualidade do áudio é boa e o vocabulário não apresenta problemas.

O “sotaque” dos locutores é o do sul do Brasil e é o que apresenta menor dificuldade para a compreensão oral dos estrangeiros.

No nosso canal do YouTube você pode assistir ao vídeo legendado para tirar dúvidas de vocabulário, e logo depois da tarefa deixamos o texto com a transcrição.

Mas só leia depois de fazer a tarefa para praticar. Lembre que o vídeo da prova NÃO É LEGENDADO.

Outra coisa para ter em conta:

Preste muita atenção no ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?

  • emissor ou locutor – quem você é?
  • interlocutor – para quem é dirigido o seu texto
  • gênero textual – carta, e-mail, anúncio publicitário etc.
  • finalidade do texto – vender, explicar, descrever, cumprimentar etc.

Muito importante também:

Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E as tarefas devem ser feitas no caderno de respostas, na folha correspondente a cada tarefa. Folhas trocadas também não serão consideradas.

Não deixe de ler: Dicas para a prova escrita do Celpe-Bras

Vamos à tarefa Turismo na Terceira Idade

Turismo na terceira idade Tarefa 1 celpe-bras 2014/2

Você vai assistir duas vezes a um vídeo sobre o Turismo para a Terceira idade, podendo fazer anotações enquanto assiste.

Você trabalha em uma agência de turismo e precisa responder a um e-mail de um cliente idoso que pediu uma sugestão de lugar para passar suas próximas férias de verão. Em sua resposta, com base nas informações do vídeo, indique a cidade de Balneário Camboriú, informando as características do local e destacando os cuidados oferecidos pela rede hoteleira, voltados para o público da terceira idade.

Transcrição do áudio

A roupa de banho é mais comportada e no bate papo nas rodinhas, nada de assuntos como balada, vida noturna. Sai de cena aquela turma jovem de estudantes. Entra a terceira idade.

A praia mais movimentada do sul do país, agora é deles. E eles se divertem relaxando nas cadeiras ou mesmo no mar. São na maioria turistas do Mercosul que viajam quilômetros, para aproveitar a infraestrutura da cidade, e é claro, o finalzinho do verão.

Os jubilados, como preferem ser chamados, fazem a festa do setor de turismo nessa época do ano, em que as férias dos brasileiros já terminaram.

O Balneário Camboriú é uma praia muito tranquila. Ela não tem repuxos, ela não tem ondas muito grandes, ela é uma praia de areia dura, boa de caminhar, então as pessoas de terceira idade que têm, às vezes, problema de caminhar e que precisam de sombra, eles se encontram com essa parte do calçadão também, onde a gente chama que é o turismo de sombra.

Só nesse hotel, eles garantem 90% da ocupação.

Turismo de idosos

-Garante trabalho pra todo mundo, alimenta a hotelaria, restaurantes, passeios e tudo que é o meio turístico da cidade, com certeza.

Vocês têm um serviço diferenciado pra eles?

-Claro, todo atendimento é voltado pra eles, um atendimento mais específico, a alimentação é mais balanceada, servidos pratos mais leves, toda uma estrutura voltada pra esse público.

É importante também a oferta de bastante líquido pro idoso, uma das coisas que eu tenho percebido que os hotéis não se preocupam muito. Servirem um suco durante as refeições, servir água à vontade, pra que estimulasse a hidratação desses idosos. É bastante interessante ter esse olhar humano para o turismo.

Um cardápio adaptado, com menos condimento e sódio, foi elaborado para atender esse público que lota o restaurante.

A nossa cozinheira já trabalha conosco há mais de 10 anos, e ela tem por característica e também por nossa recomendação, condimentar pouco a comida, ser bastante controlada no tempero, e nessa época do ano, é claro que ela, digamos assim, segue à risca essa recomendação, porque 70, 80% da clientela é da terceira idade.

Vocabulário

bate papo – conversa

rodinhas (de conversa) – os participantes formam um círculo (roda) para se comunicarem.

balada – danceteria, lugar para dançar

jubilado – aposentado. No Brasil usamos a palavra aposentado apesar de que jubilado está no dicionário e significa o mesmo. Mas nem tudo o que está no dicionário é usado. A palavra jubilado aparece no vídeo porque a maioria dos turistas são hispanos e é a palavra usada em vários países de língua espanhola.

Meu tio tem tempo pra me visitar porque está aposentado.

repuxos (do mar) – maré de retorno.

-Cuidado, hoje o mar está puxando!

calçadão – passeio amplo destinado a pedestres

Calçadão de Camboriú

idoso – pessoa em idade avançada. Evita-se a palavra “velho” para pessoas. Tem uma conotação pejorativa.

-Minha vizinha é idosa e mora sozinha.

tempero – condimento

-Prefiro temperar a salada com limão.

seguir à risca – respeitar as orientações de maneira exata.

A cozinheira do hotel segue à risca as orientações do gerente.

Se quiser praticar o vocabulário clique aqui FONETICANDO 

Dúvidas ou sugestões?

foneticando.portugues@gmail.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.