Selo Arte – Celpe-Bras 2025/2

Você exige controle de qualidade quando compra produtos, principalmente alimentícios? Pois saiba que eles existem em muitos alimentos.

Selo Arte, relacionado ao controle de qualidade dos queijos artesanais, foi o tema da prova escrita do Celpe-Bras de outubro de 2025.

Veja a tarefa 2 que é de áudio. Você não terá imagens como na tarefa número 1. Então, preste muita atenção e fique com o ouvido afiado.

Selo Arte Prova Celpe-Bras 2025/2

Você vai ouvir duas vezes o áudio, podendo fazer anotações enquanto ouve.

O importante é dar atenção ao enunciado. O que pedem a você, qual é a forma (gênero textual) que você dará à sua tarefa, para quem ela será dirigida e qual é o objetivo da mensagem.

  • emissor ou locutor quem você é? presidente de uma cooperativa de produtos artesanais
  • interlocutores associados
  • gênero textual carta formal
  • finalidade do texto explicar o que é o Selo Arte e quais os benefícios de sua regulamentação para os produtores artesanais.
Você é presidente de uma cooperativa de produtos artesanais. Com base no áudio, escreva uma carta para seus associados, explicando o que é o Selo Arte e quais os benefícios de sua regulamentação para os produtores artesanais.

No nosso canal está o vídeo legendado pra que você não fique com dúvidas de vocabulário. É só clicar. You Tube

O vídeo original (sem imagens, somente áudio) está no acervo da UFRGS

Fizemos também a transcrição, mas para praticar, leia só depois que fizer a tarefa.

Transcrição da tarefa “Selo Arte”

MLF – Maria Lucilha de Faria
R – repórter
AA – Aurelino de Almeida

R – Seu Aurelino de Almeida começou a criar cabras há 30 anos.

A vontade era também de produzir queijos. Mas esse sonho ficou adormecido por 20 anos.

Agora que ele se aposentou, virou realidade.

Numa área de dois hectares, na zona rural de Brasília, ele consegue produzir quatro variedades de queijos artesanais.

AA – gente tem conseguido vender tudo. A gente trabalha dentro das normas, nos esforçando para fazer um produto de alta qualidade.

R – No Brasil, existem 170 mil produtores artesanais, como o seu Aurelino, que querem que seus produtos sejam certificados com um selo de qualidade para a expansão do negócio.

A boa notícia é que o governo federal acaba de regulamentar a Lei do Selo Arte para produtos alimentícios.

Os queijos artesanais brasileiros até agora não podiam ser comercializados fora do estado de fabricação, mas são reconhecidos internacionalmente.

Em junho passado, esses queijos conquistaram 59 medalhas no mundial do Fromage em *Paris. E uma das produtoras premiadas é Maria Lucilha de *Faria, de São Roque, na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

A produtora comemora o lançamento do selo.

MLF – O selo arte, para nós produtores, é o sonho dos nossos antepassados se concretizando. Vem de nossas gerações a expectativa por esse momento histórico no queijo artesanal. Será para nós, pequenos produtores, o reconhecimento e pelo caminho da legalidade.

L – Nessa primeira etapa, a aplicação do Selo Arte será para os produtos derivados do leite, especialmente os queijos. As próximas etapas vão ser para embutidos, linguiças, defumados, mel e produtos de origem de pescados.

A medida vale para todos os produtores artesanais do país e vai permitir o acesso a mais mercados e o aumento da renda. Com o Selo Arte, o consumidor vai ter a segurança de que a produção é artesanal e respeita as características e métodos tradicionais, assim como os produtos do seu Aurelino.

AA – O que a gente quer é produzir coisa boa e a gente quer que o maior número de pessoas tenha acesso a esses produtos.

É o nosso sonho, né?

___________  🌟  ___________

Obs.:
*No áudio, pudemos ouvir o nome da produtora como: Maria Lucilha de FARIAS. De acordo com nossas pesquisas, seu sobrenome é FARIA. E a pronúncia do nome, deveria ser com /ʎ/, como em milho, velho. Mas sabemos que os nomes próprios nem sempre seguem os padrões gerais da escrita.

*De acordo com reportagens que lemos pela internet, o “Mondial du Fromage”, ou Mundial de Queijos, é realizado anualmente na cidade de Tours, na França e não em Paris como relatado pela repórter.

Mundial de queijos Fromage

Se você tiver mais informações para esclarecer, por favor escreva.

De qualquer maneira, não se preocupe se não entender bem o nome dos participantes do evento. Será suficiente com dizer que uma brasileira e um brasileiro conseguiram participar do evento graças ao Selo Arte que permitiu que os queijos tivessem aceitação internacional.

Veja dicas para o exame aqui 👉 Prova escrita: como se sair bem

Vamos ver como poderia ser o seu texto?

Lembre que isso é muito pessoal. Somente damos uma sugestão.

Brasília, 12 de novembro de 2025

Prezados associados,

Escrevo para compartilhar uma importante atualização para todos nós, produtores artesanais. O governo federal regulamentou recentemente a Lei do Selo Arte, uma certificação que reconhece oficialmente produtos alimentícios feitos de forma artesanal e com métodos tradicionais.

De acordo com informações, o Selo Arte passa a valer, nesta primeira etapa, para produtos derivados do leite, principalmente queijos artesanais. No Brasil, existem cerca de 170 mil produtores que, assim como nós, trabalham seguindo normas e buscando qualidade. Até agora, muitos desses produtores, como o senhor Aurelino, da zona rural de Brasília, enfrentavam a limitação de vender seus queijos apenas dentro do próprio estado de origem, mesmo quando seus produtos eram reconhecidos internacionalmente. A regulamentação do selo muda esse cenário.

Com essa certificação, os produtos com Selo Arte poderão ser comercializados em todo o território nacional, o que amplia muito o acesso a novos mercados e representa a possibilidade de aumento da renda para pequenas cooperativas. Além disso, o selo oferece mais segurança ao consumidor, que passa a ter a garantia de que o alimento segue métodos tradicionais e artesanais.

Uma produtora de São Roque, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, destaca que esse é um marco histórico para os pequenos produtores: um reconhecimento de gerações que trabalharam para manter viva a tradição dos queijos artesanais. Da mesma forma, acredito que esta regulamentação representa um avanço para todos nós da cooperativa.

Nas próximas etapas, o selo também será expandido para embutidos, linguiças, defumados, mel, pescados e outros produtos. Por isso, é importante que acompanhemos as novas orientações e adaptemos nossos processos quando necessário.

Gostaria de destacar que nosso objetivo é continuar produzindo com qualidade, mantendo nossas características próprias e ampliando o alcance dos nossos produtos. Esperamos contar com seu apoio para podermos aproveitar ao máximo essa nova oportunidade.

Atenciosamente,
Marta XXXXX
Presidente da Cooperativa de Produtos Artesanais

Não se esqueça de respeitar o limite de 30 linhas da folha A4 que você terá pra realizar a sua tarefa. Tudo o que for escrito fora deste limite não será considerado.

E mais uma vez insistimos para que NUNCA assine com seu nome verdadeiro. Sua prova será anulada. O objetivo é manter o anonimato da correção e a imparcialidade.

Prestou a prova e esta foi sua tarefa? Comente o que achou e como se saiu.

Se ainda vai prestar o exame, é ótimo praticar com material de provas anteriores. BOA SORTE 🍀

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.