Migrações – Elemento provocador Celpe-Bras 2019/2

Migrações, elemento provocador 13 da Prova oral 2019-2, está relacionado à sociedade e aos direitos humanos. Vamos ao roteiro de perguntas?

As perguntas 4 e 5 pedem que você dê uma referência do tema no seu país. A intenção não é a de comparar, mas de dar oportunidade para que você se expresse com um tema ao qual está familiarizado.

A intenção é sempre a de facilitar a comunicação do participante.

E lembre que não há respostas corretas ou erradas. Sua opinião não será criticada ou analisada. A finalidade é avaliar a sua capacidade de comunicação.

Pessoas que não permanecem no seu país de origem

Migrações Celpe-Bras 2019/2

Roteiro de perguntas do elemento provocador “Migrações” do Celpe-Bras 2019-2

  • Por favor, observe a imagem e leia o texto silenciosamente
  • De que trata o material?
  1. Por que você acha que 3,7% da população mundial não permanece no seu país de origem? Qual é a sua opinião sobre esse percentual?
  2. Estes dados sobre os perfis de refugiados e imigrantes no mundo são parecidos com o que você sabia antes de ler o material? Fale sobre isso.
  3. Nos últimos anos, parece ter aumentado os casos de xenofobia no Brasil. Por que você acha que isso pode estar acontecendo?
  4. No seu país, há muitos imigrantes e refugiados? Em caso afirmativo, de quais nacionalidades? Em caso negativo, comente a situação em outros países.
  5. Como seu país recebe imigrantes?
  6. Como você acredita que os países devam lidar com a questão da migração na contemporaneidade? Por quê?
  7. Na sua opinião, o acolhimento de imigrantes pode trazer contribuições para a sociedade? Por quê?
  8. Se você pudesse escolher livremente, onde você moraria? Por quê?

Obs.: O professor que interage com o participante possui dados relacionados ao elemento apresentado para esclarecimentos. Podem ajudar o participante no caso de dúvidas.

Neste caso, os dados seriam:

Refúgio, migração, deslocamento forçado: pessoas em situação de refúgio e refugiadas estão fora de seus países de origem por circunstâncias que perturbam seriamente a ordem pública – perseguição política ou religiosa, violência, entre outras. Nesses casos, o Direito Internacional reconhece a necessidade de proteção internacional. Diferenciam-se dos casos de migração, cujo deslocamento ocorre de forma voluntária. Os termos “deslocamento forçado” ou “migração forçada” são usados para se referir às situações em que as pessoas são compelidas a migrar por fortes razões econômicas, extrema pobreza, violação de direitos, fome e até mesmo desastres naturais, ainda que não estejam configurados os elementos conceituais do refúgio.

Aqui no nosso site você tem um artigo com dicas de orientação para os elementos provocadores da prova oral. Dê uma olhadinha.

Veja também as dicas para se sair bem na prova oral. É só clicar You Tube

O material completo está no site da UFRGS.

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.