HOTSPOT – Tarefa 2 Celpe-Bras 2014/2

HOTSPOT foi a tarefa 2 do Celpe-Bras edição 2014/2. É uma tarefa de áudio, portanto, tente anotar tudo o que ouvir.

Depois de ouvir o áudio tente fazer a tarefa.

No nosso canal do YouTube você tem o vídeo com a transcrição do áudio, e logo abaixo da tarefa o texto do material. Mas tente ler somente depois que terminar a sua tarefa.

E para afiar a sua compreensão oral, tente também fazer os exercícios FONETICANDO

Mas antes de tudo, leia o enunciado para saber o que é pedido, assim você sabe em que deve prestar mais atenção.

E também

  • emissor ou locutor – quem você é?
  • interlocutor – para quem é dirigido o seu texto
  • gênero textual – carta, e-mail, anúncio publicitário etc.
  • finalidade do texto – vender, explicar, descrever, cumprimentar etc.

Muito importante:

Respeite o tempo e o espaço que você terá para escrever. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E o texto definitivo deve ser feito no caderno de respostas, na folha correspondente a cada tarefa.

A prova escrita é longa e o cansaço pode prejudicar você. Então, pratique bastante com provas de anos anteriores para estar bem preparado.

Vamos à tarefa

HOTSPOT tarefa celpe-bras 2014/2

Você vai ouvir duas vezes uma matéria sobre o HOTSPOT, podendo fazer anotações enquanto ouve.
Você é diretor de uma escola de artes e foi convidado para fazer um texto de divulgação do Movimento HOTSPOT no site da escola. Com base no áudio, inclua em seu texto informações sobre a origem do movimento, seus objetivos e suas características, incentivando a participação de alunos e professores.

Você deve ter notado a pronúncia do nome, HOTSPOT, do locutor e do apresentador do projeto. O nome está em inglês, portanto é um estrangeirismo, ou seja, uma palavra “emprestada” de outro idioma.

Mas foneticamente é modificada. Então ela está “abrasileirada”.

Saiba mais sobre isso: Estrangeirismo e Palavras abrasileiradas

Você também pode ver o material no nosso vídeo do YouTube.

Fizemos a transcrição do material para que você não fique com dúvidas de vocabulário.

Transcrição HOTSPOT – Tarefa 2 do Celpe-Bras 2014/2

Inovar, motivar, transformar e divulgar a produção criativa em uma grande exposição multimídia de artes integradas, esse é o objetivo do movimento HOTSPOT, é um dos maiores festivais de incentivo a talentos criativos de todo o país. Paulo Borges que é o idealizador do movimento conta que no início, há treze anos, o HotSpot era ligado somente à moda, mas depois, ganhou outras atividades.

“Esse projeto nasceu na verdade em 2001 como uma incubadora de moda, só pra designers de moda. Nós trabalhamos durante sete anos dentro desse projeto, depois a partir de 2007 a gente percebeu que essa geração trabalhava com criatividade de maneira muito diversa e muito transversal. Quer dizer, quem era de moda trabalhava com música, com fotografia, com ilustração.

As misturas criativas eram muito presentes e aí nós transformamos o que era o projeto HotSpot , em um movimento HotSpot, um prêmio nacional, em onze áreas criativas, a moda tá incluída”.

Como o movimento passa por todo o Brasil, a diversidade cultural é percebida, para Paulo Borges, em cada cidade há um formato diferente, isso permite uma troca de informação e costumes.

“O mais bacana do projeto é que a gente potencializa essa diversidade, por exemplo, em cada cidade em que o festival passa, ele acaba tendo um formato diferente, porque tem um local diferente, tem uma relação com a cidade diferente, tem uma troca, é um projeto muito feito de troca, então aqui mesmo em Salvador, que vai ser no teatro Vila Velha, aí no Passeio Público, você vai ter performances de artistas locais, de músicas, de artes visuais, troca de bate-papos.”

Até este sábado, o movimento do HotSpot leva até o teatro Vila Velha, uma programação extensiva no passeio público, com trabalhos de música, fotografia, filme, arquitetura, designer gráfico, beleza, moda, além de oficinas, palestras e shows. O idealizador do movimento, Paulo Borges, chama a todos para interagir e apreciar uma mistura cultural brasileira.

Teatro Vila Velha

“É um projeto gratuito, você não paga pra ver nada, pra participar de nada, então é aberto ao público, no teatro Vila Velha, com exposição, com bate-papo, com shows musicais que acontecem ali no Passeio Público até as 22 horas.”

Dúvidas ou sugestões?

foneticando.portugues@gmail.com
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.