As Festas Juninas são um conjunto de atividades, comidas e cenários peculiares. Neste artigo mostramos algumas destas características.
Elementos típicos das Festas Juninas
- Sanfona
- Sanfoneiro
- Fogueira
- Balão – fazem parte do cenário junino mas são cada vez mais raros pelas leis que os proíbem pelos riscos de incêndios.
Quadrilha – dança que acompanha o casamento caipira.
Casamento caipira – Juntamente com a dança das quadrilhas é “celebrado” um casamento caipira. Como no mês de junho se comemora o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro da festa, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.
Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa, mas passou boa parte de sua vida em Pádua, na Itália. Por ser um santo cuja devoção está bastante ligada às relações familiares, com o tempo, ele acabou tornando-se popularmente o “santo casamenteiro”.
Não deixe de assistir ao vídeo relacionado You Tube
O que é uma simpatia
É um ritual supersticioso para conseguir o que se deseja. Na verdade, a ciência afirma que não são os elementos usados na simpatia que fazem o desejo se realizar, mas a fé que a pessoa coloca nesse ritual.
Exemplos de simpatias
- Na véspera de Santo Antônio, dia doze de junho, as moças que querem um namorado ou marido, escrevem os nomes dos seus preferidos em pedaços de papel. Depois os enrolam e mergulham em uma bacia com água. O papel com o nome que amanhecer aberto será o de seu seu futuro esposo.
- No Ano Novo – pular 7 ondas, vestir-se de branco, usar roupa nova, jogar flores ao mar (para Iemanjá) etc.
- No dia 13 de junho, as igrejas católicas benzem o “pãozinho de Santo Antônio”. Os fiéis vão à igreja com um pedacinho de pão e durante a missa o padre o benze. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca falte comida. As mulheres que querem se casar, devem comer deste pão. Aqui temos uma mistura de cerimônia religiosa com superstição.
E para praticar, não deixe de fazer os exercícios a seguir:
Comidas típicas das Festas Juninas
Nas Festas Juninas não podem faltar as comidas típicas que são vendidas nas barraquinhas, montadas nos clubes, no pátio das escolas ou na pracinha das cidades pequenas.
Recomendamos: Festa Junina – Origens
O mês de junho é a época da colheita do milho, portanto, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos com este alimento. Entre eles temos:
- cuscuz
- bolo de milho
- curau
- canjica
- pamonha
- milho verde
- pipoca
- arroz doce
- bolo de amendoim
- pé de moleque
- bolo de fubá (fubá=farinha de milho)
- cocada
Quentão – bebida típica. Ajuda a aquecer o corpo já que o mês de junho é um dos mais frios no Brasil. No norte as temperaturas não são muito baixas mas no sul, em alguns lugares, chega a nevar. A receita pode ser feita com cachaça ou com vinho, açúcar, paus de canela, gengibre, cascas de laranja. Há variações. Colocam-se os ingrediente em uma panela e depois de alguns minutos de fervura, está pronta para tomar.
Pinhão – é a semente de um tipo de araucária. É um alimento com muitas proteínas mas também muito calórico. Próprio para os dias frios. É fácil de fazer porque só precisa de cocção, mas é difícil de descascar.
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com |