Ciência Cidadã – Tarefa 3 – Celpe-Bras 2023/1

O tema da tarefa 3 do Celpe-Bras 2023 foi CIÊNCIA CIDADÃ. Está relacionado com a participação do público em geral para a produção de conhecimento científico.

Lembre:

Concentre-se no que for pedido. 

Para isso, preste muita atenção ao ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?

  • emissor ou locutor – quem você é?
  • interlocutor – para quem é dirigido o seu texto
  • gênero textual – carta, e-mail, anúncio publicitário etc.
  • finalidade do texto – vender, explicar, descrever, cumprimentar etc.

Muito importante também:

Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E a tarefa 3 deve ser feita na folha determinada para esta tarefa. Assim como as demais tarefas.

É muito importante administrar o tempo e o espaço que são dados para as tarefas, por isso é necessário praticar. A prova escrita é longa e o cansaço pode prejudicar você. 

Vamos à tarefa

Ciência cidadã - celpe-bras 2023/1

 

Você é membro da equipe coordenada pelo biólogo Christofoletti e ficou responsável pelo recrutamento de novos voluntários para a pesquisa. Escreva o texto de introdução ao formulário de recrutamento que será divulgado nas redes sociais. Em seu texto, apresente as características do projeto e convide as pessoas a participarem, destacando os benefícios dessa abordagem colaborativa.

Obs.: no texto da prova original está escrito biológo. Foi um erro. O correto é BIÓLOGO.

Neste caso:

  • emissor ou locutor – (você) Membro da equipe de pesquisa
  • interlocutor – pessoas interessadas em participar como voluntárias no projeto.
  • gênero textual – formulário/convite
  • finalidade do textorecrutar novos voluntários para a pesquisa
  • suporte – digital-redes sociais

Você deverá escrever o texto de introdução para o formulário de recrutamento que será divulgado nas redes sociais.

Apresente as características do projeto e convide as pessoas a participarem, destacando os benefícios dessa abordagem colaborativa.

Um formulário deve conter dados como: nome, idade, nível de formação acadêmica etc. Isso você não precisará preparar, já que o enunciado pede somente o texto de introdução deste formulário.

Como fazer uma introdução
  1. Sua identificação: equipe coordenada pelo biólogo Christofoletti
  2. O objetivo do formulário: recrutamento de novos voluntários para a pesquisa
  3. Apresente as características do projeto.
  4. Convide e incentive as pessoas a participarem, destacando os benefícios da colaboração.

Se é uma introdução, é claro que o texto não deveria ser muito longo. E o texto da tarefa contém muita informação. Aqui entra a sua capacidade de resumir os dados importantes.

Lembre que na sua redação você não deverá “copiar” e “colar” partes do texto. Entretanto, descreva, como é pedido no enunciado, as características do projeto e os benefícios da colaboração.

Seu texto será formal, já que não há uma relação de familiaridade com o interlocutor.

Leia também: Celpe-Bras 2023 – GELADEIROTECA

Vamos ao texto – Ciência Cidadã

Ciência cidadã Celpe-Bras 2023/1

O biólogo Ronaldo Christofoletti não estava acostumado a dar entrevista em frente a câmeras de TV, mas isso foi antes de ele convidar moradores da Baixada Santista, no litoral paulista, para serem seus parceiros de pesquisa. “A imprensa local queria entender o que estávamos fazendo e como era possível indivíduos sem experiência em trabalhos de campo produzirem conhecimento científico”, conta o docente do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em 2019, ele e sua equipe recrutaram 51 pessoas para ajudar em um mapeamento da distribuição de espécies marinhas em costões rochosos. O grupo era bastante diverso: alunos de graduação, profissionais com formação em geografia e biologia, professores primários, aposentados, técnicos ambientais, engenheiros e jornalistas, que se cadastraram como voluntários pela internet. Munidos de quadrículas — pequenos quadrados de metal usados para isolar e medir o tamanho de plantas e animais no solo —, formulários e máquinas fotográficas, eles percorriam diferentes pontos da ilha Urubuqueçaba, próxima à orla da praia, em Santos, anotando os organismos que encontravam pelo caminho. Os dados eram entregues depois aos responsáveis pela pesquisa, que os comparavam com registros de cientistas profissionais para avaliar a precisão dos resultados dos participantes.

O projeto coordenado por Christofoletti busca estudar e fomentar um movimento conhecido como ciência cidadã, que tem como objetivo envolver indivíduos sem experiência científica na produção de conhecimento e criar metodologias que permitam essa interação.

Um dos principais benefícios da colaboração da sociedade em pesquisas é a produção de informações que talvez não pudessem ser geradas de outra maneira, em parte porque as iniciativas da ciência cidadã têm potencial para mobilizar voluntários na coleta de grandes volumes de dados durante longos períodos e em áreas extensas. O envolvimento de pessoas não especializadas também pode inspirar novas abordagens, permitindo que os cientistas investiguem questões ou problemas específicos da realidade dos participantes, produzindo resultados com impactos diretos ou imediatos na vida deles. Essa abordagem ajudaria, inclusive, a aprimorar o processo de avaliação de artigos científicos em algumas áreas. Essa forma de interação tem ainda outras ambições. Em muitos casos, as iniciativas se dão no sentido de promover o letramento científico e formar futuros pesquisadores.

No estudo em questão, Christofoletti e sua equipe promoveram oficinas preparatórias, desenhadas para orientar os participantes sobre aspectos do monitoramento de espécie em costões rochosos e estimular sua consciência ambiental.

“No início, pedimos para que eles compartilhassem suas expectativas em relação à nossa proposta e destacassem suas habilidades e conhecimentos que poderiam ser úteis”, explica o biólogo. Em seguida, os voluntários aprendiam como a ciência é feita e qual sua relação com a cidadania e tomada de decisão. “Só então eles entravam em contato com o protocolo de monitoramento e iam a campo”, diz Christofoletti. A capacitação, segundo ele, teve um impacto positivo no desempenho dos colaboradores, que produziram dados com qualidade equivalente aos de especialistas.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-publico-a-servico-da-ciencia/ (adaptado).

Ilha Urubuqueçaba Celpe-Bras 2023

Esta é a Ilha Urubuqueçaba, mencionada no texto da tarefa.

Aqui no nosso blog você tem as outras tarefas de 2023 e também as de anos anteriores. É a melhor maneira para se preparar.

Depois de fazer a tarefa, o ideal é que um professor a corrija para você. BOA SORTE!

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.