Azulejos valiosos Celpe-Bras 2015/2 – Gênero textual: Carta aberta

A tarefa do Celpe-Bras de 2015/2 está relacionada à conservação e restauração de materiais usados nas construções de séculos passados no Brasil.

Azulejos valiosos” é o tema que você deverá desenvolver para realizar a tarefa pedida. O gênero é carta aberta. Você sabe como fazer uma?

Vamos à tarefa

Azulejos valiosos - Carta aberta

Você é morador de Belém e está inconformado com a situação dos casarões históricos da cidade. Com base na matéria “Azulejos valiosos”, escreva uma carta aberta endereçada à prefeitura municipal, para ser publicada em jornais locais. Seu texto deverá explicar o problema e argumentar sobre a necessidade de se tomarem medidas imediatas para solucioná-lo.
Carta aberta - Azulejos valiosos Azulejos valiosos

Quatro casarões do século XIX são alvo de roubos e depredações em Belém.

Jornal Em Dia, jun. 2012 (adaptado).

A capital paraense já foi considerada uma das cidades brasileiras com maior variedade de azulejos, que coloriam as fachadas e o interior de residências. Boa parte deles foi importada da Europa, principalmente na virada do século XIX para o XX, auge da produção de borracha. Da década de 1970 para cá, no entanto, mais de 50% dos azulejos se perderam. Este ano, a situação parece ter se agravado. Desde fevereiro, pelo menos quatro casarões foram alvo de vandalismo. O assunto vem se espalhando pela capital paraense, e há quem suspeite de encomenda de roubos.

Uma das construções depredadas é o Palacete Vitor Maria da Silva, batizado com o nome de seu antigo dono, inspetor de obras do estado do Pará no governo Augusto Montenegro (1901-1909). Os azulejos foram encontrados dias depois, em cacos, e estão no Laboratório de Conservação e Restauração da UFPA (Lacore): “Recebemos aqui no laboratório mais de 1.000 fragmentos de azulejos e estamos montando o quebra-cabeça para ver a que painéis pertencem. Vamos limpar e organizar o material até o fim de junho. Só depois será decidido o que pode ser restaurado ou refeito”, explica Thaís Sanjad, coordenadora do Lacore.

Não deixe de ler também: Dicas para a prova escrita

Há cerca de um ano, o Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac) iniciou o processo de tombamento do casarão. Segundo a diretora Thaís Tosacado, o procedimento é demorado, por ser necessário documentar detalhes arquitetônicos e históricos da construção. “No caso deste imóvel, os detalhes se tornam mais elaborados, dado o nível artístico dos painéis de azulejo. Mas o local já foi interditado”.

A proteção do palacete parece encaminhada, mas a situação na cidade causa preocupação, já que outros três casarões tiveram azulejos do século XIX furtados. “Foram roubos pontuais muito estranhos. O Palacete Vitor Maria da Silva tem um dos interiores mais bonitos da cidade, mas por fora é muito simples, não chama atenção. As pessoas que invadiram devem ter sido encarregadas de roubar azulejos. Ou então foi uma tentativa de desqualificação da propriedade, para que se possa fazer o que quiser com o patrimônio”, suspeita a arquiteta e urbanista Cláudia Nascimento. A superintendente do Iphan no Pará, Maria Dorotéia Lima, concorda: “Tudo indica que há um mercado de azulejos na cidade, até porque os exemplares fora das áreas tombadas não têm qualquer proteção, o que pretendemos fazer em breve”, disse. Enquanto as investigações não forem concluídas, os poucos exemplares de azulejos que ainda restam aumentam cada vez mais de valor.

Antes de começar a tarefa, preste atenção ao enunciado:

  • emissor ou locutor – quem você é? morador de Belém
  • interlocutor – para quem é dirigido o seu texto prefeitura da cidade
  • gênero textual carta aberta
  • finalidade do texto explicar o problema e argumentar sobre a necessidade de se tomarem medidas imediatas para solucioná-lo.

Características de uma carta aberta

A carta aberta apresenta um assunto de interesse coletivo. Permite a participação política dos cidadãos. Geralmente é publicada em meio de comunicação massiva: TV, rádio, internet etc.

O texto não deve ser muito extenso e sua linguagem será clara, formal, seguindo as normas cultas de gramática.

Como é a estrutura de uma carta aberta

  • Título: Carta aberta à prefeitura municipal de Belém
  • Introdução: as principais ideias são abordadas pelo emissor
  • Desenvolvimento: relatar os principais problemas e pontos de vista referentes ao assunto abordado.
  • Conclusão: ao final da carta, pode-se sugerir possíveis soluções para o problema.
  • Despedida: saudações cordiais e formais e assinatura do(s) remetente(s).

Não se esqueça de que você nunca deverá assinar com seu nome real. A correção da prova escrita é anônima. A assinatura real anulará seu exame.

Tomara que este artigo tenha ajudado. E continua com a gente! 🌞

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.