Escola aberta – Tarefa Celpe-Bras 2013/2

Educação para todos é um sonho difícil de conseguir, mas não impossível. Na reportagem, veja como o esforço pode ajudar a comunidade.

Escola Aberta foi o tema da tarefa 2 do Celpe-Bras de outubro de 2013.

Leia o enunciado, ouça o áudio e, para praticar, só leia a transcrição depois que fizer a tarefa. É a melhor maneira de praticar para a prova escrita do Celpe-Bras.

Você coordena o programa Escola Aberta, com o propósito de ampliá-lo, escreverá uma carta para diretores de escolas situadas em comunidades carentes, incentivando-as a participarem do programa. Em seu texto, apresente o Escola Aberta e argumente sobre os benefícios do programa para a escola e a sua comunidade.

ATENÇÃO ⚠️ Preste muita atenção ao enunciado. O que pedem a você?

  • emissor ou locutor – (você) coordenador do programa Escola Aberta
  • interlocutor – para quem será dirigida a mensagem – diretores de escolas situadas em comunidades carentes
  • gênero textual – carta
  • finalidade do texto – incentivar os diretores de escolas a participarem do programa. Em seu texto, apresente o Escola Aberta e argumente sobre os benefícios do programa para a escola e a sua comunidade.

Transcrição do áudio

Repórter – O Centro Educacional Zilda Arns fica no Itapuã, cidade a mais ou menos 30 quilômetros do centro de Brasília. Desde que começou a funcionar, quatro anos atrás, a instituição aderiu ao “Programa Escola Aberta”. Alunos, pais e outros moradores da região vão todo sábado participar de atividades, como aulas de montagem e configuração de microcomputadores, oficinas de skate e aulas de inglês. A estudante Evelin Case Paixão Pessoa, de 11 anos, escolheu artesanato.

Estudante – Evelin Case Paixão Pessoa: É bom que todo mundo, ao invés de ficar na rua, vem na escola aprender coisas novas. Porque, tipo, você não tem nada para fazer na rua, porque você não quer ficar em casa, aí você quer ir para um lugar. Você não pode, aí vem para a escola, aprender coisas novas.

Repórter: O Escola Aberta destina recursos para permitir a abertura nos fins de semana de centros educacionais que ficam em áreas mais pobres. As atividades financiadas pelo programa oferecem às comunidades uma opção de lazer e a possibilidade de aprender um ofício, como explica a diretora do Centro Zilda Arns, Fátima Bispo dos Santos.

Diretora do Centro Zilda Arns – Fátima Bispo dos Santos: A nossa ideia, dentro em breve, é a gente estar montando uma cooperativa com essas mães e pessoas da comunidade. Inclusive a gente está aqui com a proposta de trabalho de criar aqui no Centro Zilda Arns uma feira de artesanato mensal para atrair pessoas de fora, que venham conhecer os trabalhos, e atrair também os artesãos da cidade. Com isso, a gente criar, através do movimento popular, uma cooperativa de geração de renda para essas famílias.

Repórter: De acordo com a diretora de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, o programa pode transformar as comunidades onde está implantado.

Diretora de Currículos em Educação Integral do Ministério da Educação – Jaqueline Moll: Alguns dados da pesquisa demonstraram inclusive a diminuição da violência naquelas comunidades e da própria violência intraescolar. Há um elemento subjetivo importante. Quer dizer, na medida em que a família não vem para a escola, só para a reunião de pais, em que, em geral, ouve coisas que não gostaria de ouvir em relação aos seus filhos, mas ela vem para a escola para conviver, para aprender, para estar, para estar bem, estar com os outros, a comunidade passa a se sentir parte daquela escola. E sentir aquela escola como parte da sua comunidade.

Repórter: O Escola Aberta foi criado há nove anos. Em 2012, 3.800 escolas aderiram ao programa e receberam mais de 46 milhões de totais em investimentos. Para este ano, a meta é que a iniciativa chegue a oito mil centros de ensino em todo o país.

De Brasília, Ricardo Carandina.

_______________  🌟  ______________

Como fazer esta carta?

É uma carta pessoal?
É claro que não. Você usará linguagem formal, sem expressões coloquiais e sem gírias.

É uma carta comercial?
Não. Você não está oferecendo ou vendendo um produto.

A carta é oficial

Geralmente, tanto emissor como receptor são entidades oficiais. Podem pertencer a prefeituras, secretarias, escolas, ministérios etc.

Veja Como fazer uma carta

Lembre que a finalidade das tarefas de áudio do Celpe-Bras é avaliar a compreensão auditiva e a capacidade de comunicação do candidato no uso da língua portuguesa. A prova verifica se o examinado é capaz de entender as informações transmitidas oralmente e de se expressar de forma adequada sobre o tema apresentado no áudio.

Para avaliar a compreensão auditiva é necessário que o participante demonstre o que entendeu da mensagem recebida. Isso só será possível se você colocar no seu texto a maior quantidade de informações presentes no áudio.

Então, ao ouvir o áudio, anote na folha de rascunhos tudo o que entender. Mas também é importante que você use sua capacidade de resumir as informações e de colocá-las de maneira personalizada.

Se for prestar o exame, BOA SORTE! 🍀

A melhor maneira de se preparar é praticando com provas de anos anteriores.

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.