CHAT GPT o aplicativo que cria redações e provoca polêmica entre educadores foi o tema da tarefa 4 do Celpe-Bras 2023/1. A tarefa exige um texto argumentativo. Qual é a sua opinião sobre aplicativos relacionados à Inteligência Artificial.
Lembre:
Concentre-se no que for pedido.
Para isso, preste muita atenção ao ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?
- emissor ou locutor – quem você é?
- interlocutor – para quem é dirigido o seu texto
- gênero textual – carta, e-mail, anúncio publicitário etc.
- finalidade do texto – vender, explicar, descrever, cumprimentar etc.
Muito importante também:
Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E a tarefa 4 deve ser feita na folha determinada para esta tarefa. Assim como as demais tarefas.
É muito importante administrar o tempo e o espaço que são dados para as tarefas, por isso é necessário praticar. A prova escrita é longa e o cansaço pode prejudicar você.
Vamos à tarefa
Você é professor e está preocupado com o uso de ferramentas semelhantes às apresentadas no texto. Escreva uma carta do leitor para ser publicada na mesma revista, retomando o debate, apontando os pontos polêmicos do uso da ferramenta e argumentando a favor de seu ponto de vista sobre o tema. |
Neste caso:
- emissor ou locutor – (você) professor
- interlocutor – leitores da revista
- gênero textual – carta do leitor
- finalidade do texto – apontar os pontos polêmicos do uso da ferramenta, argumentando de acordo com o seu ponto de vista.
- suporte (onde será publicado) – revista
Você deverá expor sua opinião com base em argumentos apontando os pontos polêmicos do uso da ferramenta apresentados no texto a fim de fundamentar seu ponto de vista.
Seu texto será formal. Evite o uso de gírias e de abreviaturas.
Leia também: Tarefa 2 – Celpe-Bras 2023 “Mulher e Futebol”
CHAT GPT
Preparado para conversas complexas com os usuários, o robô inteligente da Open AI também é capaz de contar piadas, responder dúvidas gerais e dar conselhos sobre a vida humana.
Depois da onda de Inteligências Artificiais (IA) capazes de criar imagens,retratos e reimaginações artísticas apenas com uma sugestão escrita, um novo experimento tem permitido fazer perguntas e obter respostas complexas apenas com um comando de texto — quase como uma Alexa que responde em texto.
Chamado de Chat GPT, a novidade é um chatbot com IA de “Aprendizado por Reforço com Feedback Humano”, desenvolvida pela Open Al.
Para responder as diferentes perguntas e simular uma conversa, a IA usa uma vasta quantidade de fontes de dados e textos e espera do usuário a confirmação de que fez o trabalho correto. Assim, diferente das ferramentas tradicionais de buscas — como o Google —, o Chat GPT precisa que a interação seja em forma de bate-papo.
O objetivo, segundo seus criadores, é o de reproduzir cada vez mais os modelos de interação humana. Os resultados das pesquisas são respostas concisas e adaptadas ao interesse de cada usuário. Sendo assim, quanto mais interação com humanos, mais o sistema deve saber trazer respostas que fazem sentido. É por isso que a página do Chat GPT incentiva o diálogo com a máquina.
De acordo com a empresa Open AI, para criar a IA, foi necessário treinar “um modelo inicial usando um ajuste fino supervisionado”, em outras palavras, foram treinadores humanos de inteligência artificial que ensinaram o Chat GPT a conversar.
Além de interagir com as pessoas e trazer respostas para perguntas, o sistema é capaz de criar músicas, roteiros, artigos e até poemas. Nas redes sociais, têm viralizado casos de usuários que testaram o potencial de criação da ferramenta, como a possibilidade de criar uma “peça para piano no estilo de Mozart”.
Contudo, a própria Open AI admite que o sistema ainda pode ser impreciso em relação às informações que traz. Outro problema do Chat GPT é a confiabilidade: ele não revela a fonte de onde veio a informação e, por vezes, acaba misturando ficção com a realidade.
É possível pedir que a inteligência artificial crie redações com os últimos temas do Enem, por exemplo. Logo vale arriscar qualquer pedido e ir sugerindo modificações. Tente um texto simples para postar nas redes sociais ou um pequeno código de programação.
Disponível em: Revista Exame – adaptado
Vocabulário:
Alexa – é uma assistente virtual. Através da Echo, uma caixa de som inteligente, ela é capaz de entender contextos, executar tarefas como configurar alarmes, informar a previsão do tempo, executar músicas ou reproduzir podcasts, entre outras coisas.
OpenAL – Open Audio Library (Biblioteca Aberta de Áudio). É uma biblioteca de funções para programação de jogos e aplicativos e facilita a produção de áudio.
Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Este exame avalia o desempenho do estudante ao finalizar o ensino médio. É uma ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares. A prova dá acesso ao ensino superior no Brasil.
O Enem é usado exclusivamente como modo de ingresso em diversas instituições de ensino superior, principalmente nas públicas.
Vestibular – É um processo seletivo. Através de uma prova, avalia o nível do participante para ingressar em uma instituição superior específica.
Chat – bate papo pela internet
GPT – sigla para Generativ Pre-trained Transformer – tecnologia onde um “robô” é capaz de processar a linguagem natural e produzir textos de forma preditiva como se fosse um ser humano.
Orientação:
Não deixe de ler as dicas que temos pra você se sair bem nas provas. É só clicar You Tube
Não se esqueça também de que a carta do leitor deve conter:
- Vocativo: nome da revista, local e data (cabeçalho).
- Introdução: menção do assunto que será comentado pelo leitor.
- Desenvolvimento: você deverá expor o tema e argumentar dando seu ponto de vista.
- Conclusão: você finalizará suas ideias.
- Despedida: saudações finais
- Assinatura: Neste caso podem ser somente as siglas do seu nome: Antônio Souza (A.S.). Mas não se esqueça que no caso das tarefas do Celpe-Bras você NUNCA deve assinar seu nome real. A prova seria anulada.
Seu ponto de vista deve ser coerente e claro, ter uma conexão com os dados apresentados no texto.
Você poderá fazer uma breve resenha do texto, e logo a seguir, expor seu ponto de vista relacionado ao tema.
Para finalizar, poderia ser:
–Este é o meu ponto de vista. Agradeço a oportunidade de expor minha opinião.
A.S. Tomara que o material ajude você a se preparar 🌟
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com
De nada, amanhã vamos publicar um artigo relacionado à inteligência artificial. Depois conta pra gente o que achou. Obrigada pelo comentário.
Muito Obrigada , serviu de grande ajuda.