O casamento caipira das Festas Juninas não pode faltar no mês de junho, quando as moças solteiras pedem um marido a Santo Antônio, o santo casamenteiro.
- Barraca⇒ Tenda
- Quermesse⇒ Feira beneficente com jogos
- Simpatia⇒ Ritual supersticioso
- Mantimentos⇒ Alimentos, víveres
- Roça⇒ Zona rural
- Caipira⇒ Do interior
- Quadrilha⇒ Dança típica
Vocabulário relacionado aos exercícios
Quadrilha – dança que acompanha o casamento caipira.
Casamento caipira – Juntamente com a dança das quadrilhas é “celebrado” um casamento caipira. Como no mês de junho se comemora o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro da festa, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.
Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa, mas passou boa parte de sua vida em Pádua, na Itália. Por ser um santo cuja devoção está bastante ligada às relações familiares, com o tempo, ele acabou tornando-se popularmente o “santo casamenteiro”.
O que é uma simpatia
É um ritual supersticioso para conseguir o que se deseja. Na verdade, a ciência afirma que não são os elementos usados na simpatia que fazem o desejo se realizar, mas a fé que a pessoa coloca nesse ritual.
Exemplos de simpatias
- Na véspera de Santo Antônio, dia doze de junho, as moças que querem um namorado ou marido, escrevem os nomes dos seus preferidos em pedaços de papel. Depois os enrolam e mergulham em uma bacia com água. O papel com o nome que amanhecer aberto será o de seu futuro esposo.
- No Ano Novo – pular 7 ondas, vestir-se de branco, usar roupa nova, jogar flores ao mar (para Iemanjá) etc.
- No dia 13 de junho, as igrejas católicas benzem o “pãozinho de Santo Antônio”. Os fiéis vão à igreja com um pedacinho de pão e durante a missa o padre o benze. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca falte comida. As mulheres que querem se casar, devem comer deste pão. Aqui temos uma mistura de cerimônia religiosa com superstição.
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com