Zona livre para incluir – Celpe-Bras 2023/2

Este artigo está relacionado à tarefa 3 do Celpe-Bras

Zona livre para incluir foi o tema desta tarefa da prova escrita de 2023, 2ª edição.

Vamos à tarefa

Zona livre para incluir

A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais está promovendo um concurso para premiar projetos relacionados à inclusão no ambiente escolar. Como produtor do programa “Zona livre para incluir”, escreva o texto a ser enviado na inscrição, explicando o que é esse programa, como é feito, quais são os principais tópicos abordados e por que ele merece ser premiado.

Gestores escolares têm programa de educação inclusiva em rádio

 

Em escola estadual de Minas Gerais, gestão aborda assuntos relacionados à educação inclusiva por meio de programa em rádio comunitária

Na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, temos nos dedicado continuamente ao tema da inclusão, especialmente a de pessoas com deficiência. A unidade, localizada em Lima Duarte, região da Zona da Mata Mineira, atende mais de 700 estudantes nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Entre os adolescentes matriculados, temos cerca de 40 estudantes público-alvo da educação especial. Dentro desse contexto, para além do trabalho que realizamos na escola, eu, como diretor, os demais gestores e toda a equipe docente discutimos a inclusão há mais de quatro anos na rádio comunitária Serrana, da qual somos parceiros no programa semanal “Zona Livre para Incluir“.

INCLUSÃO NAS ONDAS DO RÁDIO

0 programa é um trabalho pedagógico para a comunidade, porque discutimos a importância da inclusão de estudantes com deficiência na sala comum a partir da nossa prática e de experiências de outras escolas. No ar todo sábado, o projeto tem sido uma ponte entre o trabalho docente, as famílias e a comunidade escolar.

Nesse espaço, colocamos como pauta assuntos relacionados à inclusão escolar, tais como acessibilidade e trabalho colaborativo, e damos orientações para a população, como o direito das pessoas com deficiência à matrícula em escolas comuns e ao profissional de apoio, quando necessário.

Em alguns encontros, levamos docentes para tratar de temas específicos relacionados ao dia a dia escolar, esclarecendo às famílias como funcionam as aulas no contraturno e como auxiliar o desenvolvimento das habilidades de seus filhos em casa.

Também damos espaços aos profissionais da rede de assistência do município para dialogarem sobre os desafios da inclusão, o que repercute na comunidade e acaba por contribuir com os familiares na tomada de decisões sobre como apoiar suas crianças e adolescentes no processo educacional.

IMPACTOS E OBJETIVOS

O trabalho desempenhado de forma colaborativa tem trazido retornos positivos. Temos relatos de diferentes famílias que começaram a se dar conta da necessidade de acompanhar seus filhos e de como apoiar o ensino de cada um a partir das conversas que realizamos na rádio.

Sempre mostramos que a deficiência não impede que nenhuma criança esteja na escola, o que impede são as barreiras. Trabalhamos para que a comunidade alcançada em nosso projeto saiba o que é a inclusão, respeite a diversidade e entenda que cada um tem suas potencialidades.

Nosso objetivo é influenciar ações no município e no estado que promovam a educação inclusiva e o direito de todas e todos a frequentarem os espaços públicos. Hoje percebemos a conscientização da população de Lima Duarte e de outras regiões sobre inclusão e sua responsabilidade em promover uma educação que acolha, inclua e gere bons resultados aos que frequentam a escola.

disponível – DIVERSA

O que ter em conta para realizar esta tarefa

  • emissor ou locutor – quem você é? produtor do programa “Zona livre para incluir”
  • interlocutor – para quem é dirigida a sua mensagem Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
  • finalidade do texto inscrever-se para um concurso que irá premiar projetos relacionados à inclusão no ambiente escolar.
  • gênero textual inscrição

Como você faria a sua tarefa

  • data
  • vocativo – você vai se dirigir ao secretário estadual de educação – Excelentíssimo Senhor secretário de Educação… Se não se lembrar do vocativo adequado, pode usar Prezado senhor secretário…
    Você pode também se dirigir à Secretaria de Educação. Neste caso, depois da data, você poria:
    À Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
  • Mencione a referência – concurso para premiar projetos relacionados à inclusão no ambiente escolar.
  • Descreva e desenvolva: o que é o programa “Zona livre para incluir“, como é feito, quais são os principais tópicos abordados e por que ele merece ser premiado.
  • final do texto – frase de cortesia e despedida formal
  • Assinatura

Importante

Nunca assine com seu nome verdadeiro. Sua prova será anulada. Isso garante o anonimato da correção.

E a descrição e desenvolvimento do seu texto não é copiar e colar. Escreva o que for importante com as suas palavras.

Se já prestou a prova, tomara que tenha se saído bem. Se ainda vai prestar, BOA SORTE!! 🍀

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.