A matéria sobre ‘PIOLHO’ foi transmitida pela TV Globo com a colaboração da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz). Retiramos o áudio para exercitar a compreensão oral.
O áudio com algumas imagens e informações adicionais da FIOCRUZ está no nosso vídeo do YouTube.
Antes de ler a transcrição do áudio tente fazer os exercícios de compreensão oral. É muito importante praticá-los já que as duas primeiras tarefas do Celpe-Bras estão relacionadas a isso.
Texto do áudio Piolho
O piolho já virou matéria nas salas de aula.
-Você chega em casa, a sua mãe ou algum adulto verificar que você tem piolho, precisa na mesma hora escrever na caderneta pra informar a escola.
–Não dá pra banalizar, não dá pra jogar a culpa só naquela família, você não tá cuidando, não, esse é um problema nosso, e nós vamos pensar conjuntamente sobre como atuar pra poder dar conta disso.
-Entre a criançada o piolho continua cercado de mitos e verdade.
–Piolho gosta só de cabelo sujo?
-Os médicos dizem que qualquer pessoa pode pegar piolho, inclusive quem lava os cabelos todos os dias.
-Eu não uso escova emprestada.
-Além das escovas, bonés e prendedores de cabelos transmitem o parasita.
-Piolho pula?
-O piolho não pula mas pode ser levado pelo vento e passa de uma cabeça para outra no contato direto.
-Pente fino funciona mesmo?
-O pente fino ainda é a principal arma contra o piolho.
-Uma receita do tempo da vovó continua sendo muito eficiente, os ingredientes são: um copo de vinagre e a mesma quantidade de água. Esta mistura ajuda a soltar as lêndeas, que são os ovos dos piolhos dos fios do cabelo.
Você vai pegar o algodão, molhar nessa mistura e depois passar em três ou quatro fios, da raiz até a ponta. É importante fazer esta pressão justamente pra facilitar a retirada das lêndeas. Depois, com o pente fino, você vai conseguir tirar os parasitas.
-Os especialistas da Fundação Oswaldo Cruz no Rio, afirmam que esta mistura traz menos riscos para a saúde do que os produtos vendidos em farmácias, como os xampus e comprimidos.
Tanto o comprimido, quanto os xampus, eles têm umas substâncias químicas que não têm efeito sobre o ovo e sobre a lêndea, ocorre a reinfestação que os pais chamam.
Ah, eu limpei o meu filho, foi pra escola sem piolho, ele volta com piolho. Na verdade não é isso, é um equívoco, são as lêndeas que eclodiram que não sofreram o efeito do produto, então ocorre a reinfestação que é a constante.
Mais um exercício para praticar o vocabulário
Expansão de vocabulário
Quer saber o nome em português de outros insetos? Então assista: Insetos: barata, borboleta, formiga…
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com