Limpeza das escovas de dente

Este artigo é a transcrição do áudio: Limpeza das escovas de dente. Se ficou com alguma dúvida leia o texto a seguir e depois faça os exercícios relacionados.

E temos exercícios com o vocabulário e também relacionados à compreensão oral. Lembre que para as duas primeiras tarefas do Celpe-Bras você precisa entender bem o idioma falado.

Vamos ao texto Limpeza das escobas de dente

Uma pergunta: como você guarda a sua escova de dentes? Pesquisadores da Universidade de São Paulo alertam que as cerdas podem ser contaminadas por bactérias, se a escova ficar em cima da pia do banheiro numa gaveta ou até dentro de uma capinha.

A Cecília se diverte na hora de escovar os dentes. Ela sabe que tem que escovar, senão vai ter problemas.

Limpeza das escovas de dente

“Dá bichinhos”.

Esses bichinhos podem se esconder na escova e a mamãe tenta dar um jeito.

-“Eu colocava as duas escovas na gaveta em cima de um paninho, mas por conta de eu achar que aquele paninho ficava muito umedecido e acumulava fungos, bactérias, por fim eu tirei e coloquei dentro de um copinho com a tampinha em cima das cerdas pra poder proteger.”

A maioria das pessoas faz isso, mas está errado. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que guardar a escova de dentes na gaveta ou num copo facilita a proliferação de bactérias. É um erro grave deixar a escova exposta no banheiro.

Você tem geralmente os banheiros pouco arejados, mais quentes e com a umidade, é um ambiente altamente contaminado.

Os pesquisadores explicam que as tampinhas ou capinhas também não protegem como a gente acredita.

Temos todos os nutrientes, temperatura, e umidade que as bactérias precisam pra se proliferarem.

Essas bactérias podem provocar desde infecções na boca até estomatites. O ideal é manter as cerdas da escova mergulhadas numa solução antisséptica, aquela que usamos em *bochechos.

O líquido deve ser trocado uma vez por semana. Coloca metade da altura que nós precisamos pra cobrir as cerdas da escova com uma solução antisséptica bucal e completamos a outra metade com água limpa.

Outra opção é usar um borrifador. Você esborrifa, a escova então pode ser depositada em cima da pia ou pode ser colocada no armário.

Além de higienizar da maneira correta, o ideal é trocar de escova a cada três meses ou até mesmo antes se as cerdas começarem a dobrar. E o estudo da USP, mostrou que mesmo as escovas novas, precisam de higienização porque elas também podem estar contaminadas.

As palavras sublinhadas estão nos exercícios de vocabulário. Não deixe de fazer e praticar.

Bochechar

 

*bochechar agitar na boca movendo as bochechas

O dentista recomendou que eu fizesse bochechos com um enxaguante bucal.

Agora, faça frases suas com o vocabulário para se lembrar na hora de usar. E continue conosco, porque temos mais material para ajudar a que você faça uma boa prova.

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.