O infinitivo, o gerúndio e o particípio são as chamadas formas nominais do verbo. Todas elas possuem características de substantivo, adjetivo ou advérbio, por isso chamam-se nominais.
Em português, o infinitivo pode ser flexionado: Infinitivo conjugado. Neste caso, ele tem a mesma função que outros tempos verbais.
Os exercícios com o infinitivo pessoal vão ajudar a que você se familiarize com este tempo verbal.
Isso não é comum em outros idiomas e pode trazer dificuldade. A melhor maneira de se familiarizar com o Infinitivo conjugado é fazendo exercícios.
Então, vamos lá!
Se quiser aprender um pouco mais leia: Tudo sobre o infinitivo pessoal
- você conectar
- almoçarmos
- para fazerem
- por elas quererem ver
- de fazermos
- sairmos
Prefere fazer os exercícios com o infinitivo pessoal no papel? Então, é só imprimir e exercitar.
Mais exercícios com o infinitivo pessoal
- É melhor chegarmos bem cedo
- Fomos ao clube para as crianças brincarem.
- Ela pediu aos convidados para trazerem cerveja.
- Fazia horas extras por querer viajar.
- Convém descansarmos um pouco.
- É impossível fazermos tudo em duas horas.
- Não pagaríamos até recebermos/receber a mercadoria. ⇒ Neste caso, como o primeiro verbo (pagaríamos) está indicando o sujeito (nós) não seria necessário o infinitivo pessoal. Se colocarmos até receber a mercadoria também estaria correto.
- Deitamos tarde por assistirmos/assistir à série completa. ⇒ Aqui ocorre o mesmo que no exercício anterior. O infinitivo pessoal é optativo.
Para lembrar: o infinito pessoal (conjugado) será obrigatório quando:
- os sujeitos das duas orações forem diferentes. Exemplo: Juca pediu para nós comprarmos os refrigerantes.
- o sujeito da oração estiver explícito (escrito), mesmo que for o mesmo nas duas orações. Maria e Carmem pediram para elas fazerem a viagem na semana que vem. Se não estivesse explícito seria correto: Maria e Carmem pediram para fazer/fazerem a viagem na semana que vem.
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com
Oi Lais. As respostas estão na parte superior do exercício. Estão misturadas. Veja o verbo. Qualquer outra dúvida é só perguntar.
Não estou achando as respostas.
Oi José, que bom que você respondeu TUDO bem. Continue praticando. E assista ao nosso vídeo com a diferença entre TUDO e TODO. Deixamos o link pra você https://celpebrasnapratica.com/tudo-todo/ Abraço grande e obrigada por escrever.
todo bem
Que bom que gostou Vanesa. Obrigada pelo comentário.
Adorei a página com o sistema de verificação para praticar a língua. Obrigada!
Oi Elza. Modificamos o exercício e as opções estão abaixo das indicações. Antes estavam ocultas. Mesmo assim, tente fazer o exercício sem ver as respostas pra praticar. Se tiver dúvidas, o vídeo está no blog ou escreva pra gente. Um abraço e obrigada.
Onde estão as respostas?