Fake News – Tarefa 2 – Celpe-Bras 2020

Fake News foi o tema da tarefa 2 do Celpe-Bras 2020. Um tema muito atual e preocupante.

Para tirar dúvidas de vocabulário assista ao nosso vídeo, com o áudio e a transcrição You Tube 

As tarefas de áudio e de vídeo são transmitidas duas vezes seguidas.

Escute o áudio duas vezes e só depois comece a fazer a tarefa. Depois de terminar, leia a transcrição para tirar dúvidas de vocabulário.

Não deixe de fazer: exercícios interativos para praticar o vocabulário FONETICANDO 

fake news tarefa 2 celpe-bras 2020

Na condição de gerente de recursos humanos de uma empresa, você percebeu que notícias falsas vêm sendo compartilhadas por colegas de trabalho. Escreva, com base nas informações do áudio, um e-mail para os funcionários a fim de instruí-los sobre como identificar e evitar a propagação de fake news.

O vídeo original está no acervo da UFRGS.

Transcrição da tarefa Fake News do Celpe-Bras 2020

Bom dia, boa tarde, boa noite, o meu nome é Luciano Pires e este é o seu cafezinho.

Período de eleições, as fake news – notícias falsas – se transformaram em epidemia. Para reconhecê-las, você tem de verificar se essas notícias estão

  • FUNDAMENTADAS,
  • ESCANDALIZADAS e
  • ESPALHADAS.

FUNDAMENTADAS: existe algum fundamento, alguma lógica nelas? É o que eu chamo de Fenômeno do Saci Pererê. A gente sabe que não existe, mas sempre tem alguém que conhece alguém que diz que viu, fragmentos de verdade aqui e ali, construções que aparentam ter lógica e colocam você em dúvida. É isso que basta. Plantar a semente da dúvida. Pô, se essa informação tem alguma lógica, deve ser verdade. Vou compartilhar!

Em seguida ESCANDALIZADAS. As fake news têm manchetes escandalosas, com apelo à emoção, chocantes. Manchetes assim desarmam nosso senso crítico, aguçam a curiosidade e fazem com que saiamos buscando por mais informações, acessando mais posts, e dando mais audiência pra elas.

Aí vem o ESPALHADAS. Você começa a ver a notícia por todos os lados, nas mídias sociais, no Whatsapp enviado pela tia, no e-mail recebido de um amigo, e assim tem a impressão de que todo mundo tá falando naquilo. E pra não ficar de fora, você fala também, compartilhando e ajudando a aumentar a impressão de que aquele é um tema dominante, logo, verdadeiro. Entendeu? Notícias impactantes, com alguma lógica e espalhadas por todos os canais têm grande potencial para serem fake news.

O que fazer?
  • Primeiro, NÃO COMPARTILHE. Quebre a corrente.
  • Segundo, coloque a manchete no Google acompanhada do termo “boato” e veja no que dá.
  • Terceiro, devolva a mensagem para quem lhe enviou apontando a fonte que mostra que aquilo não é verdade. Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.

Este áudio está disponível neste endereço: Cafezinho 106 – Sobre fake news

Saci-pererê é um ser mítico do folclore brasileiro. É muito travesso e sempre está fazendo brincadeiras com as pessoas. Sempre brincadeiras inofensivas.

saci-pererê

  • Você está costurando e a linha faz um nó? Foi o saci!
  • Não encontra as chaves? Foi o saci quem escondeu!

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Oi Jimena. Você tem que colocar tudo o que ouviu, para demonstrar aos avaliadores que entendeu a mensagem. Será avaliada a sua capacidade de comunicação: entender e transmitir os dados fornecidos. Boa Sorte!

  2. Eu sempre fico na dúvida, quando aparece um dato assim tipo ‘saci pereré’ tenho que colocar ele no texto para demonstrar que conheço o termo ainda que fique estranho um e-mail de RH falando sobre folclore ou não? Obrigada!

Comentários fechados.