Elis Regina ressuscitada com a Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um tema muito atual. A Volkswagen aproveitou esta tecnologia, e utilizou como protagonista, em uma propaganda, a nossa querida Elis Regina cantando, como se fosse hoje, com sua filha Maria Rita.

Elis Regina  (1945-1982) foi uma cantora aclamada no Brasil e no mundo todo. Suas músicas são antigas? NÃO!!!! Continuam sendo atuais pela escolha do seu repertório e pela beleza de sua voz.

Maria Rita é sua filha e possui tanto talento quanto a mãe.

As tarefas do Celpe-Bras também utilizando temas muito atuais, incluiu na edição 2023/1 um tema relacionado à Inteligência artificial.

Você pode ver a tarefa completa aqui no blog: Tarefa 4 – Celpe-Bras 2023 – CHAT GPT

Vamos praticar a compreensão oral com um podcast do programa Café Brasil, de Luciano Pires

Ouça o áudio e complete os espaços  com as palavras que faltam.

Logo abaixo, deixamos a transcrição para que você tire dúvidas de vocabulário. Vamos lá?

Transcrição do áudio (adaptado)

As palavras em negrito são as que devem ser completadas nos espaços do exercício. Conta pra gente se você acertou.

O comercial da Volkswagen que mostra Elis Regina fazendo um dueto com sua filha Maria Rita está viralizando e emocionando muita gente. É a Inteligência Artificial, que ainda está em seus primeiros passos, mostrando a que vem. Logo mais você poderá entrar numa espécie de Netflix e assistir a TopGun com você no lugar do Tom Cruise ou da Kelly McGilles. E vai ficar perfeito. É uma maravilha. Pois é. Mas…
Se no meu livro Merdades e Ventiras eu tratava sobre como ficou mais complicado não ser enganado pela mídia, isso será praticamente impossível com a Inteligência Artificial. Nenhuma imagem, vídeo ou áudio pode ser considerada real sem uma cuidadosa avaliação. E logo mais será impossível, mesmo para os técnicos, dizer o que é verdade e o que é mentira. Como é que a gente vai fazer?
Teremos de usar a nossa inteligência, a capacidade de não só ENTENDER o que vemos e lemos, mas COMPREENDER.

Em “O Poderoso Chefão”, se você entende a história de uma família de mafiosos e acompanha os eventos do enredo, então você entende o filme. Mas se você compreende a complexidade dos personagens, suas motivações e as nuances do poder e da lealdade retratadas, e consegue refletir sobre as temáticas morais e sociais abordadas no filme, então você está compreendendo o filme.
“Compreender” vai além de apenas acompanhar a história ou os eventos de um filme. Vai além de ler um texto ou apreciar uma imagem. Compreender envolve a capacidade de interpretar simbolismos, refletir sobre temáticas mais profundas e extrair significados mais amplos.
Você sacou? Você não poderá mais confiar em seus olhos e ouvidos por conta da Inteligência Artificial. Quem vai mandar será sua capacidade cognitiva. Que depende de uma mente sadia. Por isso é bom escolher com ainda mais cuidado qual é o tipo de alimento que você anda dando pra ela.

Luciano Pires trocou as letras de Verdades e Mentiras.

Com Merdades, se refere às fakenews. Faz um trocadilho entre merda + verdade = merdade, ou seja, uma verdade de merda (desculpe a grosseria)  que é o que são as fakenews.

Sacou? – é uma gíria e significa ENTENDEU?

Texto e áudio (adaptados) do podcast Café Brasil de Luciano Pires

O autor deste podcast também está presente em uma tarefa do Celpe-Bras: Fake News – Tarefa 2 – Celpe-Bras 2020

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.