Cultivando Água Boa Celpe-Bras 2013/1- Gênero textual: Pôster científico

A tarefa 2 do Celpe-Bras de 2013/1 é de áudio. Apesar da forma de vídeo, não há imagens. Nós fizemos a transcrição para que você não fique com dúvidas de vocabulário.

“Cultivando Água Boa” foi o tema desta tarefa. Como sempre, o material é transmitido duas vezes seguidas. Por isso, não se desespere se não entendeu algo da primeira vez.

Se quiser praticar, tente fazer a tarefa (só ouvindo) em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar.

Aqui vai a tarefa “Cultivando Água Boa” 

Cultivando Água Boa Celpe-Bras 2013/1

Você vai ouvir duas vezes a reportagem Cultivando Água Boa, podendo fazer anotações enquanto ouve.

Como um dos responsáveis pela execução do programa Cultivando Água Boa, você foi convidado para representar a usina hidrelétrica Itaipu Binacional em um evento científico sobre desenvolvimento sustentável. Escreva o texto que fará parte do pôster a ser exibido neste evento, caracterizando o programa, apresentando seus resultados e explicando as razões do seu sucesso.

Logo abaixo, deixamos a transcrição para que você tire dúvidas de vocabulário. Tente fazer a tarefa antes de lê-la para praticar.

Algumas orientações

Lembre:

O importante não é só escrever tudo certinho, sem erros gramaticais, mas se concentrar naquilo que é pedido.

Para isso, preste muita atenção ao ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?

  • emissor ou locutor –  quem você é?  responsável pela execução do programa Cultivando Água Boa.
  • interlocutor – para quem é dirigido o seu texto  participantes do evento científico
  • gênero textual pôster científico.
  • finalidade do texto apresentar as características do programa, seus resultados e os motivos do seu sucesso.

Muito importante também:

Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E a tarefa 2 deve ser feita na folha determinada para esta tarefa. Assim como as demais tarefas.

Você precisa administrar o tempo e o espaço que são dados para as tarefas, por isso é necessário praticar. A prova escrita é longa e o cansaço pode prejudicar você. Assim como em um esporte, também podemos praticar para adquirir mais resistência e assim, garantir um bom desempenho.

Não deixe de ler: Dicas para se sair bem nas provas

O vídeo original da prova está no Acervo da UFRGS.

Como fazer um pôster científico

Sempre respeitando o que pede o enunciado, o artigo deve conter:

  • Título
  • Introdução
  • Desenvolvimento – coloque os dados que você ouviu e anotou: descreva as características do programa Cultivando Água Boa; apresente os resultados e os motivos do seu sucesso
  • Não colocamos em um pôster científico a quem ele é endereçado, e nem a assinatura.

Seu texto será formal. Evite o uso de gírias.

Damos aqui uma tarefa que alcançou o nível avançado superior

Veja que há algumas inadequações gramaticais, que de acordo com os avaliadores, não prejudicaram o nível alcançado.

Programa Cultivando Água Boa: procurando um Desenvolvimento sustentável para Brasil

O programa cultivando água boa tém como objetivo, a produção de energia limpa, utilizando hidrelétrica Itaipu, que procura um desenvolvimento sustentável para nosso país. Também, o promoção do qualidade de vida das comunidades e a preservação da natureza. É possível um crescimento econômico e social que não seja prejudicial para nosso lar.

A implementação do projeto, além do desenvolvimento foi feito de maneira compartilhada. Ele foi desenvolvido no ano 2003, com ajuda do governo do Brasil, os governos locais, as comunidades locais e ONG. Foi muito importante a participação de todos. Por isso, a responsabilidades e os resultados foram compartilhados.

Os principais resultados deste programa são: 1200 km de área recuperada, 104 mil hectares de reserva protegida, mais de dez mil educadores ativos, cuja tarefa é oferecer conhecimentos sobre a proteção do meio ambiente. Além disso, o projeto foi desenvolvido em 29 distritos do estado de Paraná. Atualmente são mais de 1 milhão de habitantes que já foram beneficiados pelo programa.

O sucesso do programa é devido a uma razão: o envolvimento das pessoas, a responsabilidade compartilhada permitiu a participação comunitária, foi fundamental que os participantes tenham uma participação ativa no desenho e desenvolvimento do programa. Ter conseguido o compromisso de todos foi o fator que permitiu o sucesso do programa.

O crescimento econômico e social, a produção da energia e os alimentos podem ser feitos de jeito sustentável. É uma tarefa de todo Brasil!

Você pode ver esta tarefa e a análise dos avaliadores no site do INEP

Transcrição do áudio da tarefa Cultivando Água Boa

(Repórter) Mais de 1200 quilômetros de mata ciliar recuperados, 104 mil hectares de reservas preservadas e 19 mil educadores ambientais em atividade no extremo oeste do Paraná. Esses são alguns dos resultados do programa “Cultivando Água Boa”, desenvolvido desde 2003 pela usina hidrelétrica Itaipu Binacional, em parceria com o poder público, organizações não governamentais e comunidades locais. A iniciativa abrange cerca de 100 ações relacionadas à preservação do meio ambiente e à promoção da qualidade de vida das comunidades, que tiveram parte de suas terras inundadas pelo reservatório da usina. Para o diretor de coordenação ambiental da Itaipu, Nelton Friedrich, o sucesso do programa está no envolvimento de diversos segmentos da população no planejamento e na implementação das ações.

(Nelton Friedrich) O grande elemento que fermenta e facilita o Cultivando Água Boa está na participação comunitária. É preciso que todos os atores compreendam a responsabilidade compartilhada. Nenhum governo só resolverá o problema socioambiental.

(Repórter) Esta também é a opinião do presidente do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas, Norman de Arruda Filho, responsável por um estudo sobre o Cultivando Água Boa.

(Norman de Arruda Filho) O sucesso desse programa foi obtido justamente por ter conseguido engajamento dos participantes.

Cultivando Água Boa - represa de Itaipu

Imagem de Frederick Moschkowich por Pixabay

(Repórter) Em cada município, há um Comitê Gestor que discute os problemas e as soluções que devem ser implementadas. O senador Sérgio Souza, do PMDB paranaense, elogiou o programa e destacou a importância de ações que combinam crescimento econômico, social e preservação dos recursos naturais.

(Sérgio Souza) Se nós realmente não cuidarmos do nosso planeta de maneira sustentável na produção de energia, na produção de alimentos, e na questão social, mas também na questão ambiental, de forma que haja um equilíbrio entre esses pilares, nós não conseguiremos os nossos objetivos.

(Repórter) O programa Cultivando Água Boa é desenvolvido em 29 municípios paranaenses, atingindo cerca de um milhão de habitantes.

Da rádio senado, Renina Valejo.

Tente fazer a tarefa para praticar

E continue com a gente porque temos mais material para praticar o português. Boa sorte!! 🍀

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.