O tema da tarefa 1 de 2016 está relacionado a um programa que brindava a muitos jovens a oportunidade de estudar em universidades estrangeiras e de realizar estágios em empresas de destaque ao redor do mundo.
Ciência sem Fronteiras foi uma tarefa de vídeo. O texto com a transcrição está logo abaixo, mas tente fazer a tarefa antes de lê-lo.
Lembre que você terá 30 minutos para realizar a tarefa 1 (vídeo) antes de que transmitam o áudio da tarefa 2. Isso não significa que você não poderá voltar a ela depois. Mas quando praticar, tente fazer no menor tempo possível para poder revisar. Sempre deixamos passar algo.
Respeite também o espaço que será determinado pelas folhas do caderno de respostas. Tudo o que for escrito fora deste limite NÃO SERÁ CONSIDERADO.
E antes de começar a assistir ao vídeo leia o ENUNCIADO, assim você saberá o que é importante anotar e colocar na sua redação.
Muito importante para ter em conta
- emissor ou locutor – quem você é? ⇒ participante do Programa Ciência sem Fronteiras do ano anterior
- interlocutor – para quem é dirigido o seu texto ⇒ colegas
- gênero textual ⇒ depoimento
- finalidade do texto ⇒relatar sua experiência apresentando informações sobre o programa, para incentivar a participação de outros colegas
Vamos à tarefa
Você vai assistir duas vezes ao vídeo sobre o Programa Ciência sem Fronteiras, podendo fazer anotações enquanto assiste.
Como participante do Programa Ciência sem Fronteiras no ano passado, você foi convidado pelo Ministério da Educação a dar um depoimento para o site do Programa. Para incentivar a participação de outros colegas, relate sua experiência e apresente informações sobre o programa. |
Aqui no blog postamos somente o áudio.
O vídeo legendado está no nosso canal do YouTube. É só clicar You Tube
O texto está logo abaixo da tarefa, mas evite ler a transcrição até terminar a sua tarefa para praticar.
O vídeo original está no acervo da UFRGS.
Características de um depoimento
No depoimento, o emissor da mensagem dará o seu testemunho e exporá a sua experiência relacionada a determinado assunto.
- a maioria dos verbos estará no tempo passado
- o relato será em primeira pessoa
- os fatos serão verídicos (não é uma ficção)
- linguagem formal, evitando o uso de gírias, e o texto será narrativo, expositivo e argumentativo.
O depoimento deverá conter:
- Título
- Introdução – uma breve apresentação do assunto – “Eu decidi participar porque…”
- Breves narrativas de situações relacionadas ao tema
- Argumento e análises
- Conclusão – “É uma oportunidade extremamente valiosa, eu realmente encorajo todas as pessoas que quiserem fazer, a participar do Ciência sem Fronteiras…”
Transcrição do vídeo Ciência sem Fronteiras
Pedro -Eu decidi participar do Ciência sem Fronteiras porque eu sempre quis fazer um intercâmbio pra saber como é esse ambiente, é tão frutífero assim? E o que que os professores e os alunos fazem de diferente do que a gente faz aqui no Brasil.
Repórter- O programa Ciência sem fronteira permite que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior. Ele tem a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação brasileira, e foi no ano de 2012 que o estudante de engenharia elétrica, Pedro Nehme teve a oportunidade de encarar o primeiro grande desafio da vida acadêmica.
Pedro- A experiência em si foi muito enriquecedora, eu voltei bastante diferente do que eu fui.
Repórter- Pedro voltou para o Brasil e hoje atua na Agência Espacial Brasileira, dessa forma ele pôde contribuir com o Brasil a partir de todo o aprendizado adquirido fora, além disso, toda essa experiência o fez levar vantagem em um concurso de uma companhia aérea, o prêmio, uma viagem ao espaço no fim deste ano.
Pedro- Foi uma surpresa muito grande pra mim eu não esperava conseguir isso.
Repórter- Para atrair conhecimento tecnológico para o Brasil o programa traz pesquisadores do exterior que queiram se estabelecer aqui ou formar parcerias com o Brasil e, assim como Pedro teve o futuro modificado, a meta do Ciência sem Fronteiras é beneficiar 101 mil estudantes até o final deste ano, do total, 75 mil bolsas são financiadas com recursos do governo federal e 26 mil com recursos da iniciativa privada.
Pedro- É uma oportunidade extremamente valiosa, eu realmente encorajo todas as pessoas que quiserem fazer, a participar do Ciência sem Fronteiras, na graduação ela é um pouco diferente a experiência do que você fazer um mestrado, doutorado fora, apesar de também ser valioso, mas quanto mais experiência você adquire mais cedo, eu acho que isso te dá novas perspectivas e novos horizontes.
Não deixe de ler: Dicas para a prova escrita do Celpe-Bras
E não deixe de ver as tarefas de anos anteriores. É a melhor maneira de adquirir vocabulário e praticar para administrar o tempo e o espaço que você terá para fazer a prova.
Boa Sorte! 🍀
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com