Redes de apoio à amamentação – 2019/2 Gênero textual: Panfleto

Redes de apoio à amamentação foi o tema da tarefa 2 do Celpe-Bras 2019/2. Fizemos a transcrição para você tirar dúvidas de vocabulário.

O gênero textual pedido é o PANFLETO. Abaixo da transcrição explicamos as características deste gênero.

Ouça o áudio e tente fazer a tarefa sem ler a Transcrição. Depois de terminada, então sim leia para tirar dúvidas de vocabulário.

O vídeo com o áudio e a transcrição estão no nosso canal do YouTube. É só clicar You Tube 

O vídeo original, sem a transcrição do áudio, está no acervo da UFRGS, a quem agradecemos.

Vamos à tarefa

Redes de apoio à amamentação

Você vai ouvir duas vezes a notícia, podendo fazer anotações enquanto ouve.

Você é membro de uma organização não governamental (ONG) que incentiva a amamentação. Com base no áudio, escreva um panfleto a ser distribuído em postos de saúde, em maternidades e em outros locais públicos, explicando as vantagens da amamentação, o que são redes de apoio e qual sua importância.

Antes de começar a escrever lembre:

É importante se concentrar naquilo que for pedido e nas informações que você ouviu. A comissão que irá corrigir a tarefa quer avaliar a sua capacidade de compreensão. Se você escrever muito sobre o tema, mas não colocar as informações do material, essa capacidade não poderá ser avaliada. Veja a indicação: Com base no áudio

Preste também muita atenção ao ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?

  • emissor ou locutor – quem você é? Você é membro de uma ONG
  • interlocutor – para quem é dirigido o seu texto Futuras mamães, papais e membros achegados à família
  • gênero textual – panfleto
  • finalidade do texto – Explicar as vantagens da amamentação, o que são redes de apoio e qual a sua importância.

Muito importante também:

Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E a tarefa 2 deve ser feita na folha determinada para esta tarefa. Assim como as demais tarefas.

Tente administrar o tempo e o espaço que são dados para as tarefas, por isso é necessário praticar. A prova escrita é longa e o cansaço pode prejudicar você. Assim como em um esporte, também podemos praticar para adquirir mais resistência e assim, garantir um bom desempenho.

Transcrição do áudio: Redes de apoio à amamentação

Rep – repórter

(Rep): Seis meses de aleitamento materno exclusivo e dois anos em conjunto com outros alimentos. Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde, que assegura que o leite materno supre todas as necessidades nutricionais do bebê. Os benefícios são inúmeros e a pediatra Vanessa Macedo garante que eles vão muito além da primeira infância.

(Vanessa): Tem menores chances de infecções de maneira geral, infecções gastrointestinais, diarreias, infecções de vias aéreas, como resfriados, bronquiolites, pneumonias.

As crianças que foram amamentadas têm uma chance menor de apresentar essas infecções, e hoje, os estudos têm mostrado que a longo prazo as crianças que foram amamentadas, na vida adulta elas têm menor chance de obesidade, de hipertensão, de doenças crônicas, de alergias.

(Rep): Além de todas as vantagens para a saúde, o ato de amamentar cria um vínculo inigualável entre mãe e bebê. Mas para dar certo, a amamentação requer uma rede de apoio.

Este é o tema central deste ano da campanha do Agosto Dourado, o mês de incentivo ao aleitamento materno, que envolve mais de 170 países, como explicou o representante do Ministério da Saúde, Maximiliano Marques.

(Maximiliano): Envolve o trabalho, envolve a sociedade, envolve a gente ter um ambiente acolhedor para fazer a lactação do seu bebê.

Não deixe de ler: Línguas indígenas-Tarefa 1 Celpe-Bras 2019/2

Que envolva a possibilidade de fazer a retirada do excesso de leite, armazenar em um lugar, pra dar depois, que possa inclusive o pai ser envolvido nesse processo de lactação pra compartilhar o esforço, compartilhar a rotina. As mulheres precisam também dormir,  e sem desmamar.

Redes de apoio à amamentação

(Rep): No Senado, foi aprovada em março uma proposta que torna conduta ilícita constranger ou proibir uma mãe de amamentar em público, sujeito a multa.

Para a senadora Rose de Freitas, do “Podemos” do Espírito Santo, mesmo que o estabelecimento possua um lugar destinado à amamentação, cabe à mulher a decisão de utilizá-lo ou não.

(Rose): Essas mulheres precisam, publicamente, serem respeitadas. Não é fazer um cantinho dentro da empresa e falar que ela leve o filho dela lá para um canto do depósito para amamentar.

Respeito! Respeito à vida! Respeito às mulheres! Respeito às crianças!

(Rep): A proposta aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Da Rádio Senado, Marcella Cunha

Agora que você tem todos os dados que ouviu e que anotou, é hora de dar forma ao seu texto. Neste caso, pedem que você elabore um panfleto. E como fazer isso?

Talvez você nunca tenha feito um panfleto em seu próprio idioma. Os participantes às vezes reclamam muito das exigências das provas:

Eu não sou publicitário! Por que tenho que saber fazer um panfleto?

É isso aí gente. Os gêneros textuais são muito variados e nem sempre sabemos como prepará-los. Mas, são exigências dos organizadores das provas do Celpe-Bras.

O jeito é se familiarizar com os possíveis gêneros que poderiam pedir nas tarefas.

No nosso canal temos um vídeo com algumas explicações. É só clicar:

E o melhor é praticar com as provas de anos anteriores.

Vamos ver as características de um panfleto?

O panfleto é uma propaganda que imprimimos em grande quantidade para ser distribuída. É uma folha única. O tamanho pode variar. Neste caso, temos o tamanho A4 da prova para ser utilizado.

O objetivo é transmitir informações de forma rápida e eficiente para uma grande quantidade de pessoas. Dependendo do público que queremos alcançar, vamos determinar o lugar onde os panfletos serão distribuídos. O enunciado indica: postos de saúde, maternidades e em outros locais públicos.

Existem vários tipos de panfleto. Geralmente, são acompanhados de muitas cores e imagens. Neste caso, o panfleto será informativo, portanto, e pelas circunstâncias, utilizaremos somente o texto.

O importante para que o panfleto prenda a atenção do leitor, é que não seja muito extenso. Uma lista com números ou marcadores facilita a leitura.

No caso do nosso tema “Redes de apoio à amamentação”

  • Título que chame a atenção do nosso público: futuras mamães, papais e membros achegados à família.
  • Os subtítulos destacados também facilitam a leitura e prendem a atenção do leitor.
  • Destacar as vantagens da amamentação.
  • Explicar o que são as redes de apoio e qual sua importância.
  • Destacar casos em que empresas constrangem ou proíbem uma mãe de amamentar em público.
  • Mencionar a lei aprovada pelo Senado que torna conduta ilícita constranger ou proibir uma mãe de amamentar em público.
  • Se houver, mencionar ao final do panfleto canais de comunicação: e-mail, números telefônicos etc. Isso não é mencionado no áudio, mas você pode colocar dados fictícios.

Esta é uma orientação. O tema vai variar. Este gênero foi pedido em outras 6 edições do Celpe-Bras:

  • Paraíso na terra (2022)
  • Automedicação (2009)
  • Acidente doméstico (2008/2)
  • O arquipélago de Fernando de Noronha (2008/1)
  • Verdes contra as árvores (2005/1)
  • Entrevista com Marcelo Carneiro da Silva (2002/2)

Você pode consultar as provas e os gêneros textuais do Celpe-Bras com o Grupo Avalia.

Boa sorte! 🍀

Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.