O tema da tarefa 1 do Celpe-Bras de 2013/2 foi O Céu de Brasília.
Assista ao vídeo original aqui no blog. Se tiver dúvidas de vocabulário, assista ao vídeo que legendamos pra você. É só clicar aqui You Tube
Logo depois da tarefa, deixamos o texto com a transcrição. Mas só leia e assista ao vídeo legendado depois de fazer a tarefa para praticar. Lembre que o vídeo da prova NÃO É LEGENDADO.
Outra coisa para ter em conta:
Preste muita atenção ao ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?
- emissor ou locutor – quem você é?
- interlocutor – para quem é dirigido o seu texto
- gênero textual – carta, e-mail, anúncio publicitário etc.
- finalidade do texto – vender, explicar, descrever, cumprimentar etc.
No caso de O Céu de Brasília
- A temática do vídeo é: Patrimônio cultural
- Objetivo da tarefa: Solicitar o reconhecimento do Céu de Brasília como patrimônio natural da humanidade.
- Emissor da mensagem (você): funcionário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
- Interlocutor: Presidente do Iphan
- Gênero textual: Apresentação
Nesta tarefa você deve apresentar os objetivos da solicitação e justificar a sua importância, sempre com os argumentos e descrições que você assistiu através do vídeo.
Isso é muito importante. Mesmo que você conheça Brasília e queira acrescentar outros detalhes, o que importa é o que você assistiu. Só assim, os examinadores saberão que você entendeu o material e é capaz de transmitir as informações.
Muito importante também:
Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E as tarefas devem ser feitas no caderno de respostas, na folha correspondente a cada tarefa. Folhas trocadas também não serão consideradas.
Não deixe de ler: “Dicas para a prova escrita do Celpe-Bras” clicando aqui Celpe-Bras na Prática
Vamos à tarefa O Céu de Brasília
Como funcionário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que recebeu a solicitação do arquiteto Carlos F. M. Delphim, você precisa montar um processo a fim de dar encaminhamento ao pedido. Escreva a Introdução desse processo a ser enviado à presidência do Iphan para solicitar o reconhecimento do céu de Brasília como Patrimônio Natural da Humanidade, apresentando os objetivos da solicitação e justificando a sua importância. |
Agora vamos ao vídeo. Ele será apresentado duas vezes seguidas. Então, tente anotar os dados que achar importantes, mas também preste atenção às imagens. Às vezes, nomes e dados estatísticos aparecem na tela, facilitando a redação.
A maioria dos alunos teve dificuldade com o significado de PROCESSO. Você fará uma apresentação do seu objetivo e utilizará o processo como suporte, ou seja, o lugar onde você colocará seu texto.
Um processo é um documento que descreve todas as etapas necessárias para a realização de uma tarefa. Neste caso, a tarefa seria: reconhecer o Céu de Brasília como patrimônio natural da humanidade.
O enunciado pede que você faça a introdução deste documento, que será entregue ao presidente do Iphan.
Então, você fará a APRESENTAÇÃO dos objetivos da solicitação, justificando a sua importância.
O texto será formal e como o interlocutor é o presidente do Iphan, você deverá dirigir-se a ele como:
Excelentíssimo
Exemplo de como poderia ser a introdução:
Brasília, 10 de fevereiro de 2013
Excelentíssimo Senhor Presidente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional— Iphan
Senhor Presidente,
Na condição de funcionário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), solicito o reconhecimento do céu de Brasília como Patrimônio Natural da Humanidade, de acordo com o expressado pelo arquiteto Carlos F. M. Delphim…
Os motivos são os seguintes:
_____________________
_____________________
(aqui você coloca os motivos e argumentos para essa solicitação. Coloque tudo o que assistir no vídeo. Isso é importante.)
Final –
À espera de sua aprovação, cordialmente
________________
Assine sempre com um nome fictício. NUNCA COLOQUE SEU NOME REAL.
Saiba mais: O que aconteceu com o projeto real que foi encaminhado ao Iphan?
“O processo tramitou por anos, mas foi arquivado em 2014. O diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan naquele ano, Andrey Rosenthal Schlee, entendeu que as condições de tombamento não eram aplicáveis ao céu…”
Laura Tizzo e Diego Moraes, TV Globo
Vocabulário
Tombamento – Ação pela qual se protege um patrimônio público resguardando-o, como documento histórico, da descaracterização geralmente provocada pelo homem, ou por sua ação direta ou pela falta de cuidados básicos de manutenção. (fonte: dicionário Aulete)
Antes de ler a transcrição do vídeo, tente fazer os exercícios de compreensão oral. É só clicar no link FONETICANDO
Transcrição do vídeo
Brasília, que já é Patrimônio Mundial da Humanidade, pode ganhar mais um título. O céu da capital pode ser considerado um monumento natural por sua beleza e encanto.
[música – Linha do Equador – Djavan]
Crepúsculos coloridos e luminosos com faixos de luz em diferentes direções. Azuis profundos de várias tonalidades emoldurando a beleza arquitetônica da capital. De onde quer que se olhe é possível contemplar o espetáculo. Em pontos estratégicos como na esplanada ou às margens do Lago Paranoá o horizonte se mostra em ângulos de quase 360º. Parece banal, mas é uma visão que não se tem em nenhuma outra capital do país.
“No início havia unicamente o céu. Era o horizonte, e o céu imenso. Aquele céu imenso de Brasília onde as nuvens têm uma presença enorme.”
Com essas palavras o arquiteto Lúcio Costa descreveu a sua primeira impressão ao contemplar o céu de Brasília. Ao projetar o plano piloto, ele determinou que as super quadras residenciais não tivessem mais do que seis andares, preservando assim, a visão dos moradores.
Agora, este arquiteto quer manter vivo o ideal de Lúcio Costa e transformar o céu de Brasília em Patrimônio Natural da Humanidade. O objetivo é evitar que novas construções atrapalhem essa visão ampla do horizonte que ele considera o maior monumento da cidade.
—Eu achei que era uma forma de reconhecimento considerar que é uma paisagem cultural brasileira porque só oficiala cultura sabe ver e reconhecer esse valor.—
A solicitação ainda está sendo analisada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. Para o Superintendente do órgão, no Distrito Federal, o pedido, além de único, faz todo o sentido.
—O céu de Brasília é como um Hino Nacional, nós nos reconhecemos nele então nós só temos que fazer um discurso, montar um processo bem feitinho com bastante margem, naturalmente. Quer dizer, a moldura que faz com que a gente enxergue esse Patrimônio ela já existe, já é protegida, inclusive em plano mundial. E nós temos um fetiche com nosso céu azul, né? E por que não reconhecer isso registrando esse fato? Eu acho que vale a pena, sim.—
Não deixe de praticar com as outras tarefas, aqui no blog: Café -Tarefa 1 Celpe-Bras 2014-1
Dúvidas ou sugestões?
É só se comunicar.
foneticando.portugues@gmail.com
Sua resposta seria um bom argumento para colocar em uma prova do Celpe-Bras. É bom para praticar. Valeu!
Oi José. Obrigada pelo seu comentário. É claro que o Brasil inteiro tem muitas maravilhas, e talvez, até mais importantes que essa. Valeu sua opinião. Abraço.
realmente tem muitas ideias mas falaria assim, gostaria que a cidade de brasilia tivesse outro recolhecimimento como a cidade da maravilha do sol , patrimomio da umanidade !
realmente tem muitas ideias mas falaria asim , gostaria que a cidade de brasilia tivesse outro recolhecimimento como a cidade da maravilha do sol , patrimomio da umanidade !