A prova escrita do Celpe-Bras, de abril de 2024, teve, como sempre, 4 tarefas. As tarefas 3 e 4 são de interpretação de texto.
A tarefa 4: “Seu desejo é um algoritmo“, tem relação com a tecnologia. Os temas são sempre atuais. Este não poderia faltar.
Importante ⚠️
Preste muita atenção ao enunciado. O que pedem a você?
- Objetivo da tarefa: posicionar-se (a favor ou em contra) em relação à opinião da autora, mencionando suas próprias experiências.
- Emissor da mensagem (você): leitor que escreve para o jornal
- Interlocutor: leitores do jornal
- Gênero textual: carta do leitor
- Suporte (onde será publicado) – jornal
Exemplo de carta de leitor: Caixinha de som
Após ler o texto “Seu desejo é um algoritmo”, escreva uma carta do leitor para ser publicada no mesmo jornal. Em seu texto, posicione-se em relação à opinião da autora e mencione experiências próprias que sustentem o seu ponto de vista. |
Imagine alguém atento aos seus mínimos desejos. Interessado em satisfazer todas as suas vontades, até as que você mal cogitou, mesmo aquelas que não passaram de uma brisa. Não é uma pessoa da família, um namorado ou namorada, muito menos um benfeitor. Nem sequer é alguém, mas algo. 0 algoritmo.
Algoritmo: na internet, o responsável por processar grandes volumes de informações num curtíssimo espaço de tempo. 0 instrumento para classificar conteúdos em redes sociais e criar recomendações que são a sua cara.
É justamente aí, nas sugestões personalizadas que oferece sem parar, que o algoritmo vira o ∗chato mor para quem navega pelas redes, ele e os produtos e serviços que você não pode deixar de ter, alugar, reservar, conhecer, comprar.
Pobre de quem olha, meio distraidamente, um anúncio de colchão. A cada duas selfies no Instagram, os tipos mais tecnológicos de colchões serão oferecidos para que suas noites, seu sono e sua coluna nunca mais sejam os mesmos. Pode pagar em três vezes sem juros ou com 5% de desconto no pix.
Passa o anúncio de uma bota lindona e você nem clica, só se detém por alguns segundos. Mas, em se tratando de algoritmo, melhor não olhar por muito tempo. Em sua próxima incursão ao Instagram, você será submetido a todas as botas que certamente compraria, se seu cartão de crédito já não estivesse sangrando.
Até existe a opção “ocultar anúncio”, da qual faço uso dezenas de vezes por dia. Mas adianta alegar que os anúncios estão sendo exibidos com uma frequência desesperadora? Óbvio que não. A tendência das botas para o próximo inverno continuará sendo postada até você se render. O algoritmo não desiste até que você morra em mais uma compra. Aproveite, adquirindo nas próximas 2 horas 14 minutos e 6 segundos. O frete é grátis.
Sem falar em quando você comenta, perto do seu celular, que adoraria viajar para Porto Seguro. Na próxima vez que entrar no Instagram, pacotes turísticos, biquínis e passeios de banana boat farão fila na sua timeline.
Submetido à propaganda nas redes, o consumidor chega a ter saudade da velha propaganda na TV. Sou desse tempo e sempre considerei os intervalos da novela perfeitos para ir ao banheiro ou dar comida para o cachorro. Dá para dizer que o consumidor podia escolher se seria atingido pela propaganda tradicional. Nas redes, não. Os anúncios são enfiados goela abaixo da gente. Cadastre-se e ganhe 10% de desconto utilizando o cupom SOU 10. Seu desejo já foi uma ordem. Agora é um algoritmo.
Referência: Zero Hora, 20 e 21 de maio de 2023 (adaptado).
Vocabulário do texto “Seu desejo é um algoritmo”
∗chato mor – mor (ideia de grande, de muita intensidade ou tamanho) muito chato
são a sua cara – combina com você
—Você tem que comprar esta camiseta. É a sua cara!
juros – porcentagem $ acrescentada a uma compra a prazo.
—Comprei um televisor em 12 parcelas, mas os juros são muito altos. O preço final foi dobrado!
pix – não é uma sigla. É o nome usado pelos bancos para pagamento instantâneo brasileiro.
—Você pode fazer uma transferência, mas pagando com pix fica mais barato.
em se tratando de – oração reduzidas do gerúndio. A expressão substituiria “Quando se trata de”
adianta – vale a pena, o esforço
não adianta – não vale a pena, o esforço é inútil
frete – transporte de material ou mercadoria
Comprei uma camiseta por Mercado Livre e o frete saiu mais caro que o produto 😠
banana boat – barco inflável divertido
timeline – ordem cronológica de datas e eventos
enfiados – introduzidos, metidos (neste caso metido à força)
goela – parte do nosso corpo por onde os alimentos passam da boca para o esôfago, garganta. Geralmente este vocábulo é usado em contexto informal, ou quando nos referimos a animais.
Sou 10 – é um nome fictício que o escritor dá a uma promoção
Vai prestar o Celpe-Bras? A melhor maneira de praticar é com as provas de anos anteriores.
BOA SORTE! 🍀🍀🍀
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com