A tarefa 2 (de áudio) do Celpe-Bras de 2024/1 está relacionada à discriminação racial.
Você sabia que há um material chamado Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos no Brasil?
O áudio da tarefa explica tudo sobre ele: quem foi sua idealizadora e o motivo pelo qual preparou o material.
Ouça o áudio e preste muita atenção ao enunciado:
Como funcionário da livraria do Senado, você ficou responsável por escrever um e-mail destinado às prefeituras a fim de divulgar e oferecer exemplares da cartilha do “Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos”, incentivando-as a distribuí-los nas escolas da cidade. Em seu texto, apresente o objetivo e o público-alvo da Cartilha e destaque sua importância social. |
O que é importante destacar:
Concentre-se no que for pedido.
Para isso, preste muita atenção ao ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?
- emissor ou locutor – quem você é? – funcionário da livraria do Senado
- interlocutor – para quem é dirigido o seu texto – prefeituras
- gênero textual – e-mail
- finalidade do texto –incentivar a distribuição do material nas escolas da cidade.
Veja como escrever um e-mail com esta tarefa: Wattpad
Muito importante também:
Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E a tarefa 2 deve ser feita na folha determinada para esta tarefa. Assim como as demais tarefas.
É muito importante administrar o tempo e o espaço que são dados para as tarefas, por isso, é necessário praticar. A prova escrita é longa e o cansaço pode prejudicar você.
Veja tudo sobre a tarefa 1, de vídeo, aqui 👉 Museu da Vida
Transcrição da tarefa Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos
R – repórter
L – locutor
MM – Madu Macedo
R -Você conhece o Estatuto da Igualdade Racial, uma lei aprovada pelo Congresso em 2010 e que define um conjunto de regras para coibir a discriminação racial e estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social no Brasil?
L -Não conhece?
Muita gente pode argumentar que é uma lei com um texto muito comprido, com mais de 60 artigos e com uma linguagem difícil de entender.
R -A livraria do Senado lançou o Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos. A publicação usa os quadrinhos para explicar de forma simplificada e direta, os principais pontos da lei.
Vamos conversar agora com a escritora Madu Macedo que fez os textos. Os desenhos são de Felipe Modesto.
-Bom dia Madu.
MM -Bom dia, como vai, tudo bem?
R -Tudo ótimo. Madu, eu tô (estou) aqui com a cartilha, aqui na minha tela, a ideia da cartilha surgiu de uma demanda de adolescentes ou você como escritora, uma pessoa que observa, né, ao que está à sua volta, identificou uma dificuldade de as pessoas entenderem o estatuto.
-Olha, na verdade, o que a gente percebia era esse desconhecimento da maioria das pessoas da nossa legislação, porque é uma linguagem técnica, mais complexa, então as nossas leis acabam ficando muito distantes do grande público.
Como eu era diretora da escola, eu achei interessante a gente começar a trazer isso pras escolas. É um material bacana, pra que as escolas, ou seja, os adolescentes começarem a entender coisas que eu, pelo menos, não tive essa oportunidade, né, e aí, conversando com o presidente da ABEL do senado, ele achou a ideia interessante, então a gente começou a fazer essa coleção.
R -Como é que tem sido o retorno? As pessoas…-Eta, eu não sabia que isso tava (estava) no Estatuto da Igualdade Racial, eu vi aqui no quadrinho, quer dizer que é isso mesmo?
Como é que tem sido o retorno dessa publicação.
MM -Olha, é muito grande, e deixa tanto eu quanto Felipe muito feliz, porque a gente faz com muito carinho esse trabalho, exatamente com esse intuito, né, de que as pessoas entendam de forma mais clara uma linguagem que nem sempre, às vezes, é acessível a todo público.
Eu recebo muito de toda parte do Brasil, principalmente de escolas, sabe, de trabalhos que estão sendo realizados e como isso tem refletido positivamente nos municípios, até com aumento de denúncias, porque o aluno começa a perceber que aquilo não é normal.
🔆_________________🔆
Vocabulário
Começamos pelo título: miúdos
miúdo – pequeno, insignificante.
em miúdos – com detalhes, minuciosamente – Estatuto explicado com detalhes, para que seja fácil de entender.
coibir – reprimir, restringir
cartilha – noções elementares, regra ou padrão de procedimento ou comportamento.
né – abreviatura de “não é?” (informal)
ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo
Eta – Eita – (informal) expressão utilizada em situações que demonstrem espanto ou surpresa.
tava-tô – estava, estou – somente usado na linguagem coloquial e informal.
Você prestou esta edição do Celpe-Bras? O que achou do material?
Se não prestou, aproveite para praticar para a próxima edição. BOA SORTE 🍀🍀