O tema da tarefa 1 do Celpe-Bras 2014/1 foi “CAFÉ”. Esta tarefa exige um pouco de criatividade já que é para promover o produto.
A tarefa “CAFÉ” pede o gênero textual Apresentação. Você sabe fazer uma? Talvez nunca tenha feito no seu próprio idioma. Então, temos que estar preparados para organizar nosso texto de acordo com este gênero textual.
No nosso canal do YouTube você pode assistir ao vídeo legendado para tirar dúvidas de vocabulário, e logo depois da tarefa, deixamos o texto com a transcrição.
Mas só leia depois de fazer a tarefa para praticar. Lembre que o vídeo da prova NÃO É LEGENDADO.
Vamos à tarefa CAFÉ
Você vai assistir duas vezes a um vídeo sobre o café, podendo fazer anotações enquanto assiste.
Você é publicitário e foi contratado para produzir o texto de apresentação do cardápio de uma cafeteria. Com base nas informações do vídeo, escreva o texto de apresentação desse cardápio, inserindo curiosidades sobre o café e destacando as características de um café especial. |
Outra coisa para ter em conta:
Preste muita atenção no ENUNCIADO. Ou seja, o que pedem a você?
- emissor ou locutor – quem você é? ⇒Publicitário
- interlocutor ⇒ clientes de uma cafeteria
- gênero textual ⇒ texto de apresentação de um cardápio
- finalidade do texto ⇒ preparar a apresentação do cardápio da cafeteria para divulgá-la, inserindo curiosidades sobre o café e destacando as características deste produto especial.
Muito importante também:
Tente fazer a tarefa em menos de 45 minutos para ter tempo de revisar. E não se esqueça de que o limite para escrever é uma folha tamanho A4 com 30 linhas. Tudo o que for escrito fora deste espaço NÃO SERÁ CONSIDERADO. E as tarefas devem ser feitas no caderno de respostas, na folha correspondente a cada tarefa. Folhas trocadas também não serão consideradas.
Não deixe de ler: Dicas para a prova escrita do Celpe-Bras
Preparando o gênero textual “Apresentação”
No caso de uma cafeteria, você irá divulgá-la através da demonstração das características especiais do café que é servido.
Título – Nome da cafeteria e um destaque -“nossos cafés especiais” (isso é uma sugestão, o texto é seu)
Apresentação – conte porque o café servido é especial. Coloque as características que assistiu no vídeo. Faça de maneira resumida para que o cliente não perca o interesse pela leitura.
O cardápio deveria ter os tipos de café e o preço de cada um. Mas o enunciado pede somente a apresentação, que seria a introdução do cardápio.
Damos um exemplo de como poderia ser o início da tarefa. Mas cada tarefa é pessoal. Use sua criatividade.
CAFÉ DA FAZENDA – O melhor café da região Você não pode deixar de experimentar nosso café. Por que CAFÉ DA FAZENDA?
|
Transcrição do vídeo CAFÉ
Marisa- Minha avó morava em fazenda, e em fazenda sempre tem muita fartura, então, sempre que chegava uma visita colocava aquela mesa cheia de quitandas, e o café não podia faltar. Café de fazenda é sempre torrado no torrador. De longe, a gente percebe quando tá torrando café. Pra moer, eles tinham um moinho, que moía o café na hora. O sabor é muito diferente.
L– Só que antes de chegar ao Brasil, o café percorreu um longo trajeto. A planta é originária da Etiópia, mas foram os árabes os primeiros a cultivar o café. No século XVIII Holanda e França levam o cultivo do café para as suas colônias, entre elas, a Guiana Francesa, vizinha do antigo estado Grão Pará. A partir do Pará, o café foi levado para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo. Hoje, o Brasil é o segundo maior consumidor de café, e continua líder na produção e na exportação do produto. Quase 30% da produção do país, é de café especial, de qualidade superior.
Paulo- O que se procura, na realidade, é uma uniformidade cada vez maior na maturação desses frutos, porque isso favorece um processamento muito mais adequado à obtenção de produtos de boa qualidade. Um café de boa qualidade, deve ser colhido maduro e processado nesse estágio de maturação.
L– Na indústria, o café especial também precisa passar por um processo mais rigoroso. O café produzido aqui é avaliado e certificado. O primeiro passo é selecionar os melhores grãos. Nessa indústria, a triagem é feita em 3 etapas. A torrefação tem controle digital de tempo e temperatura. Essa é uma parte crucial do processo de industrialização do café. A temperatura não pode ser superior a 190°, para evitar a queima do grão. Em seguida, o café é resfriado, e pode ser vendido em grão ou moído. A embalagem tem que proteger o café da luminosidade, para preservar o sabor e o aroma.
Paulo- É possível se encontrar na gôndola de um supermercado, cafés diferenciados por região, diferenciados por sabores, cafés gourmets, cafés orgânicos, ou seja, o mercado interno tem se beneficiado também pela busca de produtos para o mercado externo.
Você pode praticar o vocabulário com o vídeo You Tube
Vocabulário
fazenda – propriedade rural
fartura – abundância
quitandas – ¹conjunto de iguarias, quitutes
²loja onde se vendem frutas e verduras
maturação – amadurecimento
triagem – seleção
torrefação – torra do café
embalagem – envoltório
gôndola – prateleira de supermercado
E para praticar o vocabulário com exercícios interativos é só clicar FONETICANDO
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com